07/03/2022 às 10h23min - Atualizada em 07/03/2022 às 10h23min

Terminal Hidroviário de Monte Alegre é entregue nesta semana

O local vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
A obra tem investimentos de R$ 3,6 milhões. (Foto: Ascom / CPH)

 

                                                                                                                   
O Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entrega nesta quarta-feira (9), às 11h, as obras de reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Monte Alegre - Argemiro Baía da Costa - na região do Baixo Amazonas, que vai beneficiar cerca de 60 mil habitantes da localidade.


A obra é realizada de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos pelo Brasil, e terá investimentos de R$ 3,6 milhões do Estado. Com a reconstrução e adequação, o porto terá nova sala de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, lanchonete, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens.


O Terminal também contará com estação de tratamento de esgoto, sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Já a obra naval compreende instalação de rampa metálica articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não oferecia aos usuários.


Demanda

Localizado às margens do rio Gurupatuba, o terminal hidroviário de Monte Alegre recebe embarcações que fazem várias linhas na região, com destinos para Belém, Santarém, Almeirim, Prainha e Macapá, no Amapá. Além disso, pelo porto é realizado o escoamento de produção da cidade, logo a obra também representa desenvolvimento econômico para o município.


O Terminal Hidroviário de Passageiros de Monte Alegre vai ajudar na integração do modal hidroviário paraense, e se juntar aos terminais de Terra Santa, Faro, Curuá, Prainha, Almeirim, Santana do Tapará (distrito de Santarém) e Óbidos, já entregues no Baixo Amazonas pela CPH.

Em breve, a Companhia vai entregar o Terminal Hidroviário de Santarém, já considerado o mais moderno do Brasil, consolidando assim o projeto hidroviário na região.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?