14/03/2022 às 11h59min - Atualizada em 14/03/2022 às 11h59min

Retorno das aulas 100% presenciais da UFPA conta com vasta programação acadêmica

32ª Semana do Calouro ocorre de 14 a 18 de março

Com edição do Belem.com.br
Ascom UFPA
A programação ocorre em todos os campi da UFPA . (Foto: Acervo / UFPA)

                                                                                                                      
O tradicional acolhimento aos (às) novos (as) estudantes da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) ocorre de 14 a 18 de março, em todos os campi. O tema da 32ª Semana do Calouro da UFPA é “Universidade, Saúde e Sociedade”. A 
programação geral ocorrerá com atividades presenciais e on-line, com boas-vindas, conferências, momentos culturais, lives temáticas, campanhas de doação e passeios pelo campus em Belém, além das atividades programadas pelos campi, pelos institutos e pelas faculdades.

As boas-vindas aos(às) calouros(as) do Campus de Belém pela Administração Superior, pelas Representações Estudantis e pelos outros setores da Instituição, assim como a conferência sobre o tema da Semana do Calouro 2022 ocorrerão pela parte da manhã, nos dias 14, 15 e 16 de março, cada dia voltado para estudantes de um grupo de institutos. O evento será presencial, no Centro de Eventos Benedito Nunes - CEBN (Campus Guamá), com transmissão ao vivo pelo
Youtube.

A primeira manhã é destinada aos(às) estudantes dos Institutos de Ciências Biológicas - ICB, Ciências Jurídicas - ICJ, Ciências da Saúde - ICS, Educação Matemática e Científica - IEMCI, Amazônico de Agriculturas Familiares - INEAF e Letras e Comunicação - ILC. A segunda manhã é voltada para os(as) calouros(as) dos Institutos de Ciências da Arte - ICA, Ciências da Educação - ICED, Ciências Sociais Aplicadas - ICSA e Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. E a terceira manhã envolverá os(as) estudantes dos Institutos de Ciências Exatas e Naturais - ICEN, Geociências - IG e Tecnologia - ITEC. Os estudantes dos campi e dos institutos nos demais municípios poderão acompanhar a programação pelo YouTube.

A programação iniciará sempre às 8h30, com o credenciamento no hall do Centro de Eventos Benedito Nunes. No auditório, as boas-vindas oficiais começam às 9h com a saudação do reitor Emmanuel Zagury Tourinho, do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva e de pró-reitores(as). Na sequência, representantes de associações e entidades estudantis, assim como as equipes da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) e da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS) da Instituição também acolherão os(as) calouros(as).

A programação da manhã contará ainda com conferência acerca do tema “Universidade, Saúde e Sociedade”, a ser ministrada, em cada dia, por um membro do Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus: Rita Medeiros, presidenta do GT, professora do Núcleo de Medicina Tropical - NMT, médica infectologista e gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário João de Barros Barreto; Silvestre Savino Neto, diretor da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde - ICS; e Luisa Caricio Martins, diretora do NMT.

O encerramento será com apresentações culturais de grupos da Escola de Música da UFPA - EMUFPA. No dia 14, a atração será o EMUFPA Jazz Quinteto, com Leonardo Coelho (piano), Adelbert Carneiro (baixo), Walter Almeida (bateria), Elielson Gomes (trompete) e Marcos Cardoso (saxofone). No dia 15, será a vez do Duo Violino e Piano, com Thaís Carneiro (violino) e Alexandre Contente (piano). E no dia 16, a programação cultural será o Solo de Tuba, com Alberto Dias.

Nas noites dos dias 14 e 15 de março, às 18h, por meio do canal oficial no
Youtube, os(as) calouros(as) ainda poderão acompanhar, respectivamente, a live “Diversidade: desafio cotidiano da convivência”, organizada pela Assessoria de Diversidade e Inclusão Social da UFPA - ADIS; e a live “A assistência e a acessibilidade estudantil como direitos”, com organização da Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA - Saest. Essas lives têm como objetivo principal esclarecer questões relacionadas ao cotidiano dos(as) ingressantes na universidade.

Nos demais dias e horários da Semana, o acolhimento será feito pelos campi e pelas demais unidades e subunidades a que os(as) calouros(as) estão vinculados(as).


Trote solidário

Neste ano, a Universidade também volta a realizar o tradicional Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA”, que coleta apostilas, cadernos e demais papéis utilizados pelos(as) calouros(as) durante os estudos. O material recolhido será doado para cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis que participam do
Projeto Coleta Seletiva Solidária, da Prefeitura Multicampi da UFPA. A equipe do projeto terá um ponto de arrecadação no estacionamento do CEBN, no período de 14 a 18 de março, das 9h às 12h.

A ação socioambiental se constitui em um instrumento de cidadania e objetiva despertar nos(as) estudantes recém-chegados(as) à UFPA uma consciência ambiental e, em especial, a importância da coleta seletiva.

Doação de sangue e medula óssea - Já a Campanha de Doação de Sangue e Medula é uma iniciativa com a parceria da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará - Hemopa e será realizada nos dias 14 e 15 de março, das 8h às 16h, em posto que também ficará nas proximidades do CEBN. O objetivo é “estocar solidariedade” nos bancos de sangue do estado. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade devem ter autorização dos/as responsáveis), alimentadas, que não tenham sido positivadas para covid-19 nos últimos dez dias e munidas de documento de identidade oficial com foto. Para se cadastrar para doação de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Passeio pelo campus em Belém - De 14 a 16 de março, os(as) calouros(as) em Belém também poderão fazer um passeio guiado pelo Campus do Guamá no ônibus circular elétrico, que entrará em funcionamento. A visita é organizada e será acompanhada por estudantes da Faculdade de Turismo da UFPA. O ponto de partida será em frente ao CEBN e haverá quatro horários de saída por dia: 11h20, 13h30, 15h e 16h.

Serviço
Assunto: Semana do Calouro UFPA 2022
Tema: Universidade, Saúde e Sociedade
Período: de 14 a 18 de março
Atividades presenciais: Centro de Eventos Benedito Nunes - CEBN (Setor Básico - Guamá), em Belém.

Consulte aqui a programação completa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »