15/03/2022 às 14h04min - Atualizada em 15/03/2022 às 14h04min

Canaã dos Carajás apresenta Plano Municipal de Turismo

O Plano foi elaborado em parceria entre a prefeitura, por meio da ABET

Com edição do Belem.com.br
Wellington Borges / Ascom Canaã dos Carajás
Após a entrega oficial do Plano, a prefeitura dá início a novas etapas previstas no documento. (Foto: Divulgação / Canaã dos Carajás)

                                                                             

Tornar Canaã um destino turístico importante, ajudando a diversificar a economia local, a gerar emprego e renda para a população. Esses são alguns dos objetivos do Plano Municipal de Turismo de Canaã, que foi apresentado na manhã desta terça-feira (15), em reunião do Conselho Municipal de Turismo, que contou com a presença da prefeita Josemira Gadelha, secretários municipais e representantes de empresas e da sociedade civil.


O Plano foi elaborado em parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Agência Brasileira de Engenharia Turística (ABET), e traz um diagnóstico da infraestrutura turística atual do município, como leitos de hotéis, restaurantes e atrativos, perfil dos visitantes, além de apresentar propostas e metas para que o município desenvolva essa área.

O Plano já diagnosticou, por exemplo, que 87% dos visitantes de Canaã são homens, e 82% visitam o município a trabalho, o que demonstra um forte potencial para o turismo de negócios. Por outro lado, apenas cerca de 1,7% dos empregos gerados são na área do turismo, demonstrando um forte potencial de crescimento.


“Precisamos gerar pertencimento da população, colocar a iniciativa privada, o poder público e a sociedade civil na mesa, para desenvolvermos essa área”, destacou o responsável técnico do Plano na ABET, Dener Fonseca.


Para a prefeita Josemira Gadelha, o planejamento é fundamental para que Canaã possa avançar nessa área. “Todos queremos que as coisas aconteçam rápido, mas tudo parte do planejamento, da gestão e da comunicação”, disse.

“Nosso objetivo é que possamos não depender dos altos e baixos da mineração e pensar em uma nova matriz econômica, e nossa atuação precisa ser conjunta”, completou.


Após a entrega oficial do Plano, a prefeitura dá início a novas etapas previstas no documento.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »