16/03/2022 às 11h51min - Atualizada em 16/03/2022 às 11h51min

Belém realiza campanha de vacinação antirrábica na próxima semana

A ação será realizada no sábado (26), de 8h às 16h

Com edição do Belem.com.br
Agência Belém
A meta é vacinar cerca de 130 mil animais, em 300 pontos espalhados pela capital e distritos. (Foto: Alzyr Quaresma / Sesma)

 

                                                                                                         
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promove, no próximo dia 26 de março, no horário de 8h às 16h, a Campanha de Vacinação Antirrábica. A meta é vacinar cerca de 130 mil animais, em 300 pontos espalhados pela capital e distritos. Este ano com uma novidade: pela primeira vez os tutores deverão apresentar o CPF. A medida objetiva identificar e mensurar a população de animais domésticos na cidade.


Para fazer o censo, instrumento que vai auxiliar o município na elaboração de políticas públicas pela saúde e bem-estar animal, a Sesma desenvolveu um aplicativo, que será usado pelos profissionais, para registro do tutor e do animal com o número do CPF. O cartão de vacinação do animal será enviado ao e-mail informado durante o atendimento. Outra novidade é a instalação de dois pontos de vacinação no sistema drive thru, na Faculdade Fibra, no bairro de Nazaré, e na Universidade da Amazônia (Unama) do Umarizal.


A campanha do próximo dia 26 é o maior momento de mobilização para a imunização de cães e gatos, mas o Centro de Controle de Zoonoses (CCS) promove ações pontuais em diversos bairros ao longo do ano. A vacinação gratuita contra a raiva é uma das políticas públicas voltadas à saúde e bem-estar dos animais e garante a erradicação da doença na capital. Belém está há 37 anos sem registro de casos de raiva humana. O último caso registrado foi no ano de 1987, transmitido por um cachorro.


Cerca de três mil profissionais devem participar da campanha. Os pontos de vacinação estarão distribuídos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF), centros comunitários, sedes de organizações não governamentais (ONGs), faculdades, escolas e outros espaços parceiros da Prefeitura de Belém na ação. Os endereços desses locais serão divulgados em breve pela Sesma.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?