16/03/2022 às 15h41min - Atualizada em 16/03/2022 às 15h41min

UFPA divulga listas de repescagem e reofertas do Vestibular 2022

As divulgações ocorreram durante esta semana

Com edição do Belem.com.br
Ascom UFPA
A UFPA abrirá nova reoferta de vagas remanescentes em calendário a ser definido e divulgado em breve. (Divulgação / UFPA)

                                                                                                                                
                                                               

O Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC), da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nessa semana, a segunda chamada (primeira repescagem) do Processo Seletivo 2022. Os(As) candidatos(as) que constam na nova lista de classificados(as) devem realizar a habilitação ao vínculo institucional já nesta quarta-feira (16), para que realizem a primeira etapa desse vínculo. 


A habilitação ao vínculo institucional envolve algumas etapas. A primeira consiste no preenchimento do Cadastro Online de Calouros, que estará aberto das 14h do dia 15 até as 14h do dia 18 de março de 2022.

Já a segunda etapa constará da entrega dos documentos obrigatórios, originais e cópias, de forma presencial, nos locais, dias e horários a serem divulgados até as 14h desta quarta-feira, 16 de março, no site do CIAC.

Há, ainda, a validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda) por Banca de Heteroidentificação e a validação da autodeclaração de pessoa indígena por Comissão de Verificação da Autodeclaração de Indígena, para o caso de classificados(as) em vagas de Cotas PPI; e a verificação da condição de pessoa com deficiência (PcD) por Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD, no caso de classificados(as) em vagas destinadas a PcD.


É importante que o(a) candidato(a) convocado(a) esteja atento(a) ao grupo de vagas ao qual foi convocado(a), pois deverá apresentar a documentação relativa a esse perfil de inscrição. Quem não seguir as regras do edital quanto às recomendações para a apresentação de documentação e convocação estará sujeito(a) à perda da vaga. Já aqueles(as) convocados(as) que desejarem desistir da vaga devem informar a desistência ao CIAC, pelo e-mail [email protected], com o assunto: DESISTÊNCIA_CURSO_NOME DO(A) CANDIDATO(A).


Verificação de autodeclaração de pessoa negra ou indígena - no caso de estudantes autodeclarados(as) pessoas negras, haverá uma avaliação presencial por uma Banca de Heteroidentificação, tomando por referência exclusivamente o fenótipo social do(a) estudante. O fenótipo social é um conjunto de características pelas quais as pessoas são vistas e consideradas negras (cor da pele e outras características físicas, principalmente faciais), as quais lhes deixam vulneráveis às discriminações e ao racismo. 


No caso das pessoas autodeclaradas indígenas, classificadas em vagas de Cotas PPI, precisarão apresentar sua documentação de pertencimento étnico (original e cópia), conforme o edital, à Comissão de Verificação da Autodeclaração de Indígena. 


Se não deferido pela Banca de Heteroidentificação ou pela Comissão de Verificação da Autodeclaração de Indígena, o(a) candidato(a) poderá apresentar recurso e será avaliado por uma segunda banca, a Banca Recursal, que emitirá parecer final. 


Verificação de autodeclaração PcD - Candidatos(as) que ingressaram em vagas de cotas para pessoas com deficiência (PcD) terão sua documentação avaliada também por uma Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD. Se restar alguma dúvida sobre a documentação apresentada pelo candidato(a), este(a) poderá ser convocado(a) para uma banca presencial. O ingresso desse(a) condidato(a) ao curso está condicionado a essa validação pela CMV da condição autodeclarada de PcD.


Os prazos para interposição de recurso em cada etapa estão previstos no edital.

Nova oportunidade

A UFPA publicou nesta terça-feira (16), mais um listão de estudantes classificados(as) em vagas reofertadas do PS 2022. Nesta segunda reoferta, participaram 861 inscritos, que concorreram a 174 vagas em 13 cursos de graduação, das quais 155 foram preenchidas, 89% da oferta.


Com a segunda reoferta, quase todos os cursos já tiveram suas vagas preenchidas, alcançando o objetivo desse novo procedimento, que é ampliar as possibilidades de ingresso, para além das chamadas adicionais (repescagens). A ideia com a reoferta é otimizar a ocupação da totalidade das vagas oferecidas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.


Quem passou na reoferta sairá da lista de espera da repescagem do seu curso original e, em breve, será convocado(a) para realizar a habilitação ao vínculo institucional no seu curso. Se o(a) candidato(a) não foi classificado(a) na reoferta, vai retornar para a lista de espera do seu curso inicial.


A UFPA abrirá nova reoferta de vagas remanescentes em calendário a ser definido e divulgado em breve.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »