24/03/2022 às 16h25min - Atualizada em 24/03/2022 às 16h25min

Ananindeua sedia o "I Encontro Paraense de Câmaras Municipais"

O evento ocorre no campus Unama Ananindeua

Rosa Borges / Redação Belem.com.br
O "I Encontro Paraense de Câmaras Municipais" ocorre na Unama Ananindeua. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                       
Aberto nesta quinta-feira (24), no auditório da Unama Ananindeua, localizada na BR-316, KM-3, o "I Encontro Paraense de Câmaras Municipais", promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM). Da abertura do evento, que prossegue até esta sexta-feira (25), participaram vereadores de 18 municípios paraenses.

Na cerimônia de abertura foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento, acontecido ontem (23), de Anivaldo Vale, aos 78 anos, que exerceu os mandatos como vice prefeito de Belém e deputado federal, reconhecido como político com vasta experiência na vida pública.

O Presidente Nacional da Abracam, Rogério Rodrigues destacou que o Estado do Pará é o primeiro do Brasil a empossar uma seccional da instituição. “O Pará foi escolhido para ser o primeiro estado a ter uma seccional da Abracam. Essa experiência vai iniciar aqui no Pará”, referindo-se a posse da diretoria Abracam-Pará ao final do primeiro dia do evento.

O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, integrou a mesa de autoridades, juntamente com a primeira dama, Alessandra Haber e o presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, Ruy Begot, assim como o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro.

O prefeito Daniel Santos destacou o papel que o vereador desempenha dentro do município, declarando que não poderia deixar de participar do encontro, pois sabe exatamente quanto é difícil o trabalho de um vereador.

“São muitos os desafios que o legislativo tem, mas podem contar com aquilo que pudermos contribuir. Hoje eu conto com o apoio de nossa Câmara Municipal. Temos aqui no município experiências exitosas que fazem nosso município ser referência. Somos o quinto município do país que mais salvou vidas na pandemia e isso é motivo de orgulho”, afirmou.

O gestor municipal destacou que iniciou sua vida política como vereador, a exemplo do ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, por quem disse ter enorme respeito e apreço. “Sei dos seus projetos e onde quer chegar. Sei que o senhor não vai esquecer de nossos vereadores que estão na base do município”, finalizou.

Manoel Pioneiro exibiu um vídeo antes de seu pronunciamento, no qual apresentou uma síntese de sua trajetória política, iniciada como vereador. “Iniciei na vida pública aos 30 anos como candidato a vereador”, descreveu. A partir daí, ao seu histórico político, se soma a experiência como deputado estadual e presidente da Alepa, prefeito municipal de Ananindeua por quatro mandatos, e vice-prefeito de Belém.

“O prefeito de qualquer município tem que ter bons vereadores, pois o legislador é o que está mais próximo do cidadão. Então, só posso desejar sorte para a nova associação que será empossada hoje”, referindo-se à diretoria da Abracam-Pará.

Ao final, Manoel Pioneiro, fez referência ao papel do legislativo. “O legislativo é o poder que faz com que as coisas aconteçam mais rápido na vida dos cidadãos”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?