08/04/2022 às 14h09min - Atualizada em 08/04/2022 às 14h09min

Uso de máscara em locais abertos não é mais obrigatório no Brasil

Belém é a única capital que mantém a obrigatoriedade do uso de máscara em locais ao ar livre

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
O tempo médio de liberação entre os decretos que facultava o uso em locais abertos e em locais fechados foi de 15 a 30 dias. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                               
O uso de máscara em locais abertos, no Brasil, está facultado. O último Estado a retirar a obrigatoriedade do uso em lugares ao ar livre foi a Paraíba, nesta sexta-feira (8). A liberação do uso da máscara está ocorrendo há cinco meses no país. São Paulo e Rio de Janeiro foram um dos primeiros a aderir a determinação. O Pará foi o penúltimo a obedecer o direcionamento.


O tempo médio de liberação entre os decretos que facultava o uso em locais abertos e em locais fechados foi de 15 a 30 dias. Em todas as liberações há exceções, pois apesar da não obrigatoriedade em ambientes fechados, há estados que ainda solicitam o uso em locais específicos, como transporte público e ambiente hospitalar, além de recomendar a continuidade do uso para pessoas imunossuprimidas, além daqueles que apresentarem sintomas respiratórios.

Situação Belém

Belém do Pará ainda é a única capital do Brasil que mantém a obrigatoiredade do uso em locais abertos e fechados. Porém, a Defensoria Pública do Estado do Pará recomendou, nessa quinta-feira (7), que a Prefeitura de Belém desobrigue o uso de máscaras faciais em locais públicos, pois não recebeu resposta a respeito da primeira requisição, que solicita o embasamento científico que mantém a decisão da PMB. A definição da capital vai no sentido contrário ao decreto do Governo do Estado, que liberou o uso em locais abertos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?