19/04/2022 às 15h31min - Atualizada em 19/04/2022 às 15h31min

19 de abril: Dia do Exército Brasileiro, data de celebrações e homenagens

O Exército Brasileiro teve origem em 1648, no Estado de Pernambuco

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
Atualmente, o Brasil tem cerca de 220 mil soldados aptos para as missões. (Foto: Divulgação)

                                                                                                          
Nesta terça-feira (19), é celebrado o Dia do Exército. A data é lembrada em homenagem à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, no Estado de Pernambuco. Foi um dos embates bélicos ocorridos no Nordeste do Brasil, contra a invasão holandesa, na região. Atualmente, o Brasil tem cerca de 220 mil soldados aptos para as missões, e aproximadamente 280 mil no cadastro de reserva. O efetivo brasileiro é o segundo maior da América Latina, atrás apenas da Colômbia. 

Em Belém, nesta terça-feira, ocorreu, na Praça da Bandeira, no bairro da Campina, um momento de celebração à data, organizado pelo Comando Militar do Norte (CMN). 

A solenidade reuniu 20 autoridades civis e militares, que foram condecoradas com medalhas em reconhecimento aos serviços relevantes à sociedade paraense e aos serviços prestados ao Exército Brasileiro.

Houve, também, no final da cerimônia, desfile da tropa das Guarnições de Belém em continência ao Comandante Militar do Norte, General de Exército, João Chalella Júnior.

O efetivo brasileiro é o segundo maior da América Latina, atrás apenas da Colômbia. (Foto: Divulgação)

O efetivo brasileiro é o segundo maior da América Latina, atrás apenas da Colômbia. (Foto: Divulgação)



Segundo o Tenente Coronel Blondé, adjunto da Seção de Comunicação do Comando Militar do Norte, o Éxercito Brasileiro sempre se colocou à disposição do serviço e defesa social. "O Exército Brasileiro sempre foi marcado integrado por elementos de todas matrizes sociais. Nasceu com a sua própria nação, e desde então participa da ativamente da história brasileira. As forças armadas, em destaque o Exército, nasceu na força popular, que lutou pelos territórios brasileiros", disse.

Marvin Oliveira (primeiro à direita) em missão dentro do Exército. (Foto: Arquivo pessoal)

Marvin Oliveira (primeiro à direita) em missão dentro do Exército. (Foto: Arquivo pessoal)



"Minha experiência foi muito boa e construtiva. Quando garoto tinha essa vontade de ser militar. E foi uma experiência muito boa. Pois, quando estamos de baixo das asas de nossos pais, fica tudo muito confortável. A vida militar me tirou desse comodismo. Então, lá temos outra realidade. Temos de aprender a tomar decisões rápidas, sem auxílio de ninguém quando se está em uma função de comando. Tomar decisões próprias. Ainda tem aquele máxima de hierarquia e disciplina. Lá você aprende a sobreviver. E criamos vínculos de amizades em momentos difícies", comentou Marvin Oliveira, 26 anos, que serviu o Exército Brasileiro durante nove anos. 

Hoje, o Exército Brasileiro é ligado ao Ministério da Defesa, e o comandante supremo das Forças Armadas é o presidente da República - que, atualmente, está na figura de Jair Messias Bolsonaro.

O comandante supremo das Forças Armadas é o presidente da República. (Foto: Divulgação)

O comandante supremo das Forças Armadas é o presidente da República. (Foto: Divulgação)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?