20/04/2022 às 13h56min - Atualizada em 20/04/2022 às 13h56min

Tiradentes: tudo sobre a pessoa, o feriado e a revolta popular

Tudo começou em 12 de novembro de 1746

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
Em 21 de abril é comemorado o Dia de Tiradentes. (Foto: Reprodução)

                                                                                                                          
Enforcado em praça pública como se fosse um criminoso. Foi assim que Joaquim João da Silva Xavier foi morto em 21 de abril de 1792, em Minas Gerais. João morreu desta forma por ter participação na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos populares a favor da independência brasileiro de Portugal, por isso se tornou um dos primeiros "heróis" brasileiros após a independência do Brasil, em 1822.

O Dia de Tiradentes só veio a ser considerado feriado a partir de 1965, após decisão do então presidente da República, Humberto de Alencar Castelo Branco, por meio da Lei Nº4.897, que concedeu a Tiradentes o título de "Patrono da Nação Brasileira".


Origem

Nascido em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais, durante o período do Brasil Colonial, Joaquim José desempenhou várias profissões. Entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como "Tiradentes". Além de dentista, Tiradentes também tentou a sorte como tropeiro (condutor de tropas de animais, transportadoras de mercadorias), minerador e mascate (mercador ambulante).

A única profissão que lhe rendeu estabilidade foi o posto de alferes – patente abaixo da de tenente – da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa.

"O feriado do dia 21 de abril faz alusão à figura de João José, mais conhecido como Tiradentes. Para alguns, ele foi uma figura criada pelo Movimento Republicanos. Para outras pessoas, Tiradentes é tido como um herói da Incofidência Mineira", explicou o professor de História do Colégio Physics, Felipe Silva.


Cidade de Tiradentes em Minas Gerais. (Foto: Divulgação)

Cidade de Tiradentes em Minas Gerais. (Foto: Divulgação)



Morte de Tiradentes


Foram presos muitos dos inconfidentes, pois temiam severas punições, e por conta disso não confessaram seus crimes. O único a fazê-lo foi Tiradentes, que, por isso, recebeu a pena mais dura, em um processo transcorrido na cidade do Rio de Janeiro, que só teve fim em 21 de abril de 1792.

Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado, para que os súditos da Coroa nunca se esquecessem da lição. Além disso, a cabeça de Tiradentes foi encravada num estaca e exposta em praça pública em Vila Rica, e seus membros, espalhados pela estrada que levava ao Rio de Janeiro", disse o pesquisador Lucas Figueiredo, em seu livro "Boa Ventura! A corrida do ouro no Brasil" (1697-1810).

A maioria dos participantes da Inconfidência Mineira eram homens ricos e cultos como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. Pobre, somente Tiradentes, que era um simples alferes, e que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista.

Tiradentes era quem saía às ruas, procurando conquistar a adesão do povo ao movimento. O império condenou os inconfidentes. Todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio. Tiradentes, em contrapartida, teve a forca como destino. Ele ainda teve o corpo esquartejado para que seus membros ficassem expostos ao público, com o intuito de barrar outros movimentos de revoltas.


Retratação do cenário de morte de Tiradentes. (Foto: Tiradentes Esquartejado - Pedro Américo)

Retratação do cenário de morte de Tiradentes. (Foto: Tiradentes Esquartejado - Pedro Américo)



Inconfidência Mineira


No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais.

Essa região tornou-se o centro econômico e cultural do país. Nela, surgiram várias cidades ricas e importantes, como Vila Rica (atual município de Ouro Preto), São João Del Rei e Sabará. Portugal explorava o ouro brasileiro, mas nem todas as pessoas ligadas ao garimpo pagavam os impostos que a metrópole cobrava.

Além disso, essas riquezas não eram infinitas e começaram a se tornar escassas. O governo português, porém, acreditava que a diminuição no volume de seus lucros com a mineração se devia ao contrabando e à sonegação dos brasileiros.

Por isso, começou a aumentar os impostos e a tomar medidas repressivas contra os naturais da terra. Frente a isso, os brasileiros se revoltaram contra a Coroa no que ficou conhecido como a Inconfidência Mineira.

"A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, é um movimento que ocorre em 1789, de caráter republicano e separatista, organizado pela elite socioeconômica da Capitania de Minas Gerais, contra o domínio colonial português, e foi baseada nos ideais iluministas da época", detalhou o professor de História, Felipe Silva. 

Retrato aproximado de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. (Foto: Reprodução)

Retrato aproximado de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. (Foto: Reprodução)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?