02/05/2022 às 15h24min - Atualizada em 02/05/2022 às 15h24min

Unidade móvel do Hemopa é entregue para atuar em Belém

A unidade teve investimento de 2,8 milhões

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
Com 14 metros de comprimento e estrutura moderna e inclusiva que possibilita até três mil coletas por mês. (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)


O Governo do Estado e a Fundação Hemopa entregaram à população a nova Unidade Móvel de Coleta de Sangue com capacidade de realizar até três mil coletas mensalmente. Foi um investimento de 2,8 milhões do Governo do Pará.

O governador Helder Barbalho aproveitou a oportunidade e protagonizou a primeira doação de sangue da nova unidade. “Doar sangue não dói e é rápido”, afirmou o governador que convocou a população do Pará a fazer o mesmo para reforçar o estoque de sangue do hemocentro paraense.

“Com essa nova unidade a intenção é ampliar a presença do Hemopa em Belém e no interior do Estado para mobilizar a sociedade para reforçar o estoque de sangue  e  salvar mais vidas. A unidade  tem a capacidade de realizar até três mil coletas, por mês. Ela vai percorrer os municípios,  somando à necessidade  de ofertar sangue para salvar vidas da população.  Foi um investimento  em mais de 2,5 milhão do Governo do Estado com a unidade  mais moderna do Brasil”.

Estrutura

Com 14 metros de comprimento e estrutura moderna e inclusiva, desenvolvida com alta complexidade de engenharia, a nova unidade móvel de coleta do Hemopa possibilita até três mil coletas por mês, que deve aumentar, em torno de 10%, o número de comparecimento do voluntariado que participa de campanhas externas, com uso do veículo para coleta de sangue, que vai impactar positivamente para atendimento transfusional da rede hospitalar do Pará, que hoje conta com mais de 200 hospitais.

O veículo itinerante de coleta de sangue vai começar efetivamente sua programação de campanhas externas, em Belém e interior do Estado, a partir da segunda quinzena de maio. Interessados em compor parceria para promoção da doação de sangue devem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h.

Principais diferenciais da nova unidade

- Com tecnologia de ponta, a unidade móvel possui câmara de conservação para até 165 bolsas de sangue;

- Sistema de renovação e limpeza do ar para manutenção da qualidade e segurança dos pacientes e equipe no ambiente interno;

- Sistema informatizado que possibilita o lançamento online de informações sobre as bolsas de sangue coletadas, direto no sistema de produção do Hemopa;

- Grupo gerador de backup;

- O projeto atende as principais Normas de Segurança e Legislação. ABNT,  Denatran, InMetro e Anvisa;

Mais informações: 0800 280 8118, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?