09/05/2022 às 14h45min - Atualizada em 09/05/2022 às 14h45min

Quase 7 mil índios já receberam atendimentos de saúde no Pará

A assistência médica é realizada pela Sespa

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
Ao todo foram realizados mais de 16 mil procedimentos de saúde, dentre eles: 6.845 consultas médicas. (Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará)

                                                                                                              
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), garantiu o acesso de serviços de saúde em 60 aldeias indígenas de 11 etnias diferentes e mais de 6.800 indígenas estão sendo atendidos. Com o projeto "Saúde Por Todo Pará" nos Territórios Indígenas, desde de 2020, a Sespa vem  atuando diretamente com o acompanhamento, monitoramento e atendimento de saúde nos territórios indígenas, atuando de uma forma diferenciada, respeitando o compromisso ético e étnico de cada povo indígena.


Ao todo foram realizados mais de 16 mil procedimentos de saúde, dentre eles: 6.845 consultas médicas e triagem de enfermagem; 1.403 exames laboratoriais; 3.101 testes rápidos de sífilis, hepatites B e C, e HIV; 2.193 testes rápido de Covid-19; 2.005 atendimentos especializados pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR); foram entregues 53 cadeiras de rodas e 400 kits de saúde bucal.

As ações nos territórios indígenas são coordenadas pela Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (CESIPT), ligada à Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa. Para a indígena Putira Sacuena, coordenadora do programa 'Saúde por todo o Pará' nos territórios indígenas, essa é uma ação essencial para os povos indígenas do estado.

"Essas ações se tornam uma forma essencial de fazer o nosso papel enquanto saúde pública e espero que nós enquanto Sespa, possamos continuar atendendo os povos indígenas com ética e respeitando todo o processo etnico cultural das especificidades culturais de cada povo indigena do estado do Pará”.

A coordenadora estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais da Sespa, Tatiany Peralta, explica sobre as ações.“Durante o desenvolvimento das atividades, a CESIPT vem coordenando as ações, buscando sempre envolver as organizações indígenas nos processos de alinhamentos, pactuações e realizações das ações de atendimento de saúde, tendo como importância da valorização e dos cuidados com a saúde, respeitando sobretudo, seus costumes, tradições e organização social dos povos indígenas no Pará”, detalhou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?