13/05/2022 às 10h03min - Atualizada em 13/05/2022 às 10h03min

Belém realizará mutirão de limpeza urbana na próxima semana

As ações ocorrerão nos dias 17 e 18 de maio

Com edição do Belem.com.br
Agência Belém
A ação inclui dobrar o número de equipes que realizam os serviços de limpeza urbana. (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

 

                                                                                         
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), realiza nos dias 17 e 18 de maio operação de limpeza urbana e manutenção de vias do programa "Belém Bem Cuidada", a “Ação de Limpeza nos Distritos” que vai beneficiar toda a cidade. No dia 17 (terça-feira) o lançamento ocorre no Complexo Ver-o-Rio e no dia 18 (quarta-feira) na Aldeia Cabana, ambos a partir das 8h.


De acordo com a secretária de Saneamento, Ivanise Gasparim, a ação tem o objetivo de atendar ás demandas das comunidades que necessitam dos serviços. 

“A Prefeitura tem buscado soluções para atender aos anseios da população e esta ação tem como objetivo a ampliação dos serviços de limpeza de vias e logradouros públicos, da coleta programada de entulhos, da limpeza do sistema de microdrenagem, da educação ambiental e das rotas e pontos de coleta seletiva para deixar nossa cidade mais limpa e melhorar a qualidade de vida da população”. 


A ação inclui dobrar o número de equipes que realizam os serviços, em uma grande operação de saneamento na capital paraense.

A novidade desta ação é o anúncio da implementação de 12 rotas de coleta seletiva na cidade. (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

A novidade desta ação é o anúncio da implementação de 12 rotas de coleta seletiva na cidade. (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)



Serviços:

- Limpeza de vias e logradouros

Por meio da ação será possível proporcionar um trabalho de limpeza urbana (capinação, raspagem, roçagem, caiação de postes e meio fio) que atenda de forma mais efetiva os distritos administrativos, além de possibilitar a manutenção, por equipes fixas, das vias com grande fluxo e concentração de pessoas (ruas principais, avenidas, rodovias e pontos turísticos).

- Coleta programada de entulhos

Em locais identificados como pontos críticos de descarte irregular de entulhos, será intensificado o serviço de retirada dos resíduos através de máquinas patrulhas mecanizadas.

- Limpeza do sistema de microdrenagem

Nas vias de grande fluxo e concentração de pessoas (de cada distrito) serão realizados os serviços de limpeza e desobstrução de bueiros e do sistema de microdrenagem.

- Educação ambiental

Um trabalho de orientação direta será feito junto aos geradores de resíduos, informando sobre o horário da coleta domiciliar, coleta seletiva e coleta programada de entulho. Também será orientado o uso do Ecoponto e o Zapp Entulho. Serão realizadas oficinas nas comunidades sobre boas práticas de manejo de resíduos. Assim como a qualificação de agentes cidadãos nos bairros.

Novidade

A novidade desta ação é o anúncio da implementação de 12 rotas de coleta seletiva na cidade. O cidadão poderá separar os materiais recicláveis e fazer a entrega semanalmente, no dia programado, para os agentes que passarão nas vias com grande fluxo e concentração de pessoas (ruas principais, avenidas, rodovias e pontos turísticos) conforme rotas pré-estabelecidas.

Dez pontos fixos de entregas voluntárias funcionarão de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial, quando o cidadão poderá entregar o material reciclável e ganhar pontos que poderão ser revertidos em descontos na conta de energia elétrica.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?