24/05/2022 às 09h58min - Atualizada em 24/05/2022 às 09h58min

Uso de máscara em locais abertos deixa de ser obrigatório em Belém

A decisão foi repassada pela Prefeitura de Belém nessa segunda-feira (23)

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Belém
A flexibilização no uso de máscara está baseada em estudos que mostram o cenário estável da covid-19, em Belém. (Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará)

 


A Prefeitura de Belém, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), comunicou, no final desse segunda-feira (23), que o uso da máscara em locais fechados deixa de ser obrigatório na cidade. O anúncio ocorreu por meio das redes sociais do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do Partido Socialismo e Liberdade (Psol).

A determinação está baseada na elaboração do estudo de monitoramento, o qual apresentou a manutenção do cenário de estabilidade da pandemia da covid-19.

Mesmo com a desobrigação do uso do acessório de proteção, a Sesma segue orientando o uso de máscara nos seguintes casos: por pessoas que possuam fatores de risco para agravamento da covid-19 (comorbidades, imunossuprimidas, mulheres grávidas e idosos de 70 anos ou mais); por qualquer pessoa nos transportes de passageiros (ônibus, veículos ou embarcações), bem como, em seus respectivos locais de acesso (embarque e desembarque); e por pessoas que estejam apresentando sintomas gripais.

Prevenções

A Sesma também segue orientando o reforço das medidas protetivas contra a covid-19, como a adoção da higienenização das mãos, o distanciamento entre pessoas ou grupos em todos os ambientes, evitando aglomerações e priorizar ambientes com ventilação natural, com portas e janelas abertas, a fim de assegurar a boa circulação de ar.

Números

Segundo o relatório do "Sistema de Monitoramento de Covid-19", no período de 1º de janeiro a 23 de maio, em Belém, foram contabilizados um total de 31.771 casos positivos de covid-19, sendo 30.061 casos ocorridos no mês de janeiro, 1.582 registros no mês de fevereiro, 64 notificações em março, 17 casos no mês de abril e 47 em maio.

No mesmo período, também foram registrados 173 casos de óbitos por covid-19. Destes, 73 casos referentes ao mês de janeiro, 89 casos ocorridos no mês de fevereiro, 8 casos no mês de março, 3 caso ocorrido no mês de abril. 

Internação

O percentual de ocupação dos leitos clínicos foram 32,6% em janeiro, 43,5% em fevereiro, 24,3% em março, 10% em abril e nenhum leito ocupado em maio.

Já na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), foram 21,3% em janeiro, 36,6% em fevereiro, 18,7% em março e nenhum leito ocupado em abril e maio.

Vacinação

Belém tem cobertura vacinal contra a covid-19 com 87% da população imunizada com as duas doses.

Veja as publicações:


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?