30/05/2022 às 11h43min - Atualizada em 30/05/2022 às 11h43min

Canaã do Carajás ganha ferramenta tecnológica para ações municipais

A ferramenta vai mapear a área urbana da cidade

Com edição do Belem.com.br
Ascom Canaã do Carajás
Por meio do veículo, será possível monitorar áreas da cidade com águas paradas e possível foco de doenças. (Foto: Divulgação / Ascom Canaã do Carajás)

                                                                                                      
Canaã do Carajás vai utilizar um veículo fornecido pela Stellantis, equipado com sensores e equipamentos conectados dedicados a mapear e reportar situações recorrentes em ambientes urbanos, como acúmulo de lixo nas vias de circulação, condições estruturais das vias e rodovias, identificando, por exemplo, animais de médio e grande porte em vias públicas.


A parceria foi discutida durante visita da prefeita do município, Josemira Gadelha (MDB) e comitiva ao Polo Automotivo da cidade de Betim, localizada no Estado de Minas Gerais, na última semana. A visita teve como tema o projeto Smart City, da Prefeitura de Canaã do Carajás, em parceria com a Universidade Federal do Pará (Ufpa), e a integração de iniciativas para a criação de ambientes urbanos inteligentes com tecnologias aplicadas à mobilidade inteligente e sustentável.

Por meio do veículo, será possível ainda monitorar áreas da cidade com águas paradas e possível foco de doenças, bem como infrações de trânsito, como veículos estacionados em locais proibidos ou atrapalhando o fluxo. Todas as informações são enviadas a um centro de processamento para auxiliar o poder público na tomada de decisão e na solução imediata dos problemas detectados. As primeiras aplicações serão implementadas já a partir do segundo semestre deste ano.

A prefeita de Canaã do Carajás, Josemira Gadelha, destacou a importância do projeto e ressaltou a participação da educação na transformação da vida das pessoas. “Já lançamos o projeto de cidade inteligente e queremos estabelecer parcerias para que a transformação realmente aconteça”, diz. “Esta é uma construção coletiva, em que buscamos conhecimento e estimulamos a participação de nossa população “, acrescentou.

“A Stellantis é uma empresa voltada para a inovação e o futuro da mobilidade. Estas parcerias somam talentos e competências, sendo capazes de acelerar e ampliar nossos resultados na busca por soluções inovadoras. A Stellantis participa no projeto Smart City Canaã dos Carajás como parte do consórcio Centro IARA, a fim de contribuir para o desenvolvimento de soluções que fazem parte de sua estratégia de se tornar uma protagonista na mobilidade inteligente e sustentável no país e na região”, explica Wagner Andrade, Head de e-Mobility da Stellantis para América da Sul.


A prefeita Josemira Gadelha e comitiva durante visita. (Foto: Divulgação / Ascom Canaã do Carajás)

A prefeita Josemira Gadelha e comitiva durante visita. (Foto: Divulgação / Ascom Canaã do Carajás)



Smart City Canaã do Carajás

O projeto Smart City Canaã dos Carajás começou em 2020, através de convênio entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Pará, e se uniu ao Centro IARA, com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). O convênio é coordenado pelo professor Carlos Renato Lisboa Francês, da UFPA.

As iniciativas desenvolvidas pelo IARA na cidade serão voltadas para aplicação de tecnologias dedicadas aos ambientes urbanos, utilizando IoT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial aplicada a veículos conectados e integrados. A Stellantis participa do projeto como parte integrante do Centro IARA, para desenvolver soluções de inteligência artificial aplicadas à mobilidade em seus produtos, conforme sua estratégia global de tornar-se uma Sustainable Mobility TechCar Company.


“O município de Canaã dos Carajás é a gênese do projeto IARA e aí estão sendo desenvolvidos os primeiros protótipos e trabalhos da rede. A Prefeitura de Canaã investiu mais de R$ 6 milhões de reais em infraestrutura computacional, de telecomunicações e Internet das Coisas”, comenta o professor coordenador do projeto, Carlos Renato Lisboa Francês.

Sobre a Stellantis

A Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Nossas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspiramos nos tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, não a maior, enquanto criamos valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais operamos.

Para obter mais informações, acesse o
site.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?