08/06/2022 às 08h00min - Atualizada em 08/06/2022 às 08h00min

Projeto apresenta resultados de pesquisas sobre ecossistemas de água doce do rio Tapajós

Os momentos das apresentações serão abertos ao público

Com edição do Belem.com.br
As apresentações vão ocorrer no campus da Ufopa em Santarém. (Foto: Divulgação / Ufopa)

                                                                                                             

Pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) apresentam nesta quinta-feira (9), o I Seminário Científico do Projeto de Conservação de Base Comunitária dos Ecossistemas de Água Doce no Rio Tapajós. Abertas ao público e à comunidade acadêmica, as atividades ocorrerão em Santarém, na região Oeste do Pará, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no auditório da Unidade Rondon da Ufopa.

O projeto, intitulado “Conservação de Base Comunitária em Ecossistemas de Água Doce: Rio Tapajós”, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento local, aumentando o conhecimento sobre o uso sustentável dos recursos aquáticos e a conservação da biodiversidade de água doce na região do médio e baixo Tapajós, apoiando as comunidades ribeirinhas em sua organização, governança e gestão comunitária, melhorando seu desempenho com outros atores da região e no planejamento do território.

Durante os dois anos de execução do projeto foram desenvolvidas pesquisas na região do médio e baixo Tapajós, envolvendo dez comunidades ribeirinhas localizadas às margens direita e esquerda do rio Tapajós, nos municípios paraenses de Trairão, Itaituba, Rurópolis, Aveiro, Belterra e Santarém.

Serão apresentados os resultados das sete linhas de pesquisa desenvolvidas pelos pesquisadores da Ufopa que tiveram financiamento da TNC/Brasil por meio do Projeto “Águas do Tapajós”, cujo objetivo geral é a conservação das águas dos rios da região do Tapajós.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?