08/06/2022 às 11h00min - Atualizada em 08/06/2022 às 11h00min

Universidade lança projeto inédito de ginástica laboral compensatória, em Ananindeua

A iniciativa garante exercícios físicos na hora do trabalho

Com edição do Belem.com.br
Ascom Unama
Nesse primeiro momento, as atividades ocorrem com servidores municipais de Ananindeua. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                   
A Universidade da Amazônia (Unama), campus Ananindeua, lançou um projeto inédito chamado Extensão Universitária Ser Ativo - Ginástica Laboral Compensatória. A iniciativa garante exercícios físicos na hora do trabalho, como alongamentos, na proposta de garantir saúde aos trabalhadores e evitar possíveis lesões. Nesse primeiro momento, as atividades acontecem com servidores municipais de Ananindeua. A programação será realizada até 15 junho. 

O projeto de Ginástica Laboral Compensatória da Unama foi pensado em conjunto entre a gestão do curso de Educação Física e à docência. Visa garantir o bem-estar da população, assim como envolver os alunos da graduação com projetos acadêmicos e sociais. A ação vai entrar para o calendário de Responsabilidade Social da Instituição.  

Um dos docentes à frente da atividade é Marco Silva. O professor conta que esses exercícios diminuem fatores que podem causar estresse psicológico, neuromuscular ou os dois ao mesmo tempo. “Essas sessões de exercícios físicos estão acontecendo duas vezes na semana, desde maio, com apoio de uma egressa e alunos. Eles levam o que aprendem na sala de aula para a prática, sendo assim uma bela oportunidade de aprendizado. Já os servidores do município de Ananindeua são os beneficiados com mais saúde”, disse o docente.  

A extensão universitária conta com apoio de 20 graduandos, dois docentes e um gestor. Segundo o coordenador do curso de Educação Física da Unama Ananindeua, Luan do Carmo, os acadêmicos participam de todas as etapas, desde a elaboração das atividades e o suporte no dia dos exercícios.

“Os alunos têm a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendem em sala de aula. O acúmulo dessas vivências vai os tornar cada vez mais independentes, no que diz respeito a sua atuação. A ideia é que, ao entrar no mercado de trabalho, possam fomentar, proporcionar mais projetos semelhantes e ajudar no combate ao sedentarismo”, reforçou. 


Serviço

As aulas são elaboradas na unidade Ananindeua, que fica na BR-316, KM-3, bairro do Coqueiro. A programação segue das 11h30 às 12h30, na Secretaria Municipal da Cidadania, da assistência Social e Trabalho, nos dias:  

- 07/06 (Quarta-feira)  

- 08/06; (Quinta-feira)  

- 14/06; (Quarta-feira)  

- 15/06. (Quarta-feira)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?