04/11/2019 às 08h00min - Atualizada em 04/11/2019 às 08h00min

Belém recebe 35º Festival de Música Brasileira

Evento é uma promoção da Fundação Carlos Gomes (FCG) e do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG)

belem.com.br
Agência Pará
Os jardins do Conservatório Carlos Gomes receberão o recital de abertura do evento (Foto: Arquivo/Agência Pará)

A Fundação Carlos Gomes (FCG) e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) promovem, a partir desta segunda-feira (4), o 35º Festival de Música Brasileira, com programação até o próximo sábado (09). A abertura oficial será às 9h, no Jardim do IECG, continuando até 10 horas, já na Sala Ettore Bosio. Este ano, o músico convidado é o maestro Aylton Escobar e a musicista homenageada, Enid Barroso Rebello. O Festival tem como objetivo fomentar a participação dos alunos e homenagear a música brasileira e seus compositores. Todas as apresentações terão entrada franca.
 
O Festival é um laboratório musical, criado há mais de três décadas, por iniciativa da professora do IECG e pianista Dóris Azevedo. Inicialmente, a programação era restrita ao âmbito do Conservatório Carlos Gomes. Nas edições seguintes, com a efetiva participação de alunos e professores, o evento se consolidou no calendário dos grandes eventos da instituição. Desde então, a própria Fundação Carlos Gomes expandiu as dimensões do projeto, que hoje tem sua forma definitiva com as homenagens a um notório músico paraense e a presença de um músico convidado, escolhido entre os mais proeminentes no cenário brasileiro. O homenageado vem a Belém durante o período do Festival para troca de informações e experiências com os músicos locais.
 
A linha de atuação musical também foi ampliada, com o Festival dando espaço a todas as vertentes da música brasileira a partir da inclusão de noite especial para a MPB (Música Popular Brasileira) e grupos que interpretam outros estilos originários do País. De acordo com o diretor de Ensino do IECG, Joel Praseres Costa, a participação dos alunos é essencial, pois os concertos são uma oportunidade de contato com o público. “O Festival tem como objetivo principal proporcionar aos alunos a vivência da música no palco. No dia a dia, nossos alunos ficam diretamente na sala de aula estudando e, estar em cima do palco, enfrentando o público, é completamente diferente disso, além de que este momento tem toda uma mística de subir lá e tocar, muitas vezes, para uma plateia especializada”, ressaltou.
 
“No Festival, nossos alunos vivem a experiência de palco dentro da sua trajetória, no curso que escolheram estudar, e também vale para que os professores mostrem ao público e à comunidade musical o trabalho desenvolvido com seus alunos. Portanto, o Festival é muito importante também pelo ponto de vista pedagógico”, acrescentou o diretor.
 
Clássico e popular - É com esse objetivo que a Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes, realizam há mais de três décadas o Festival de Música Brasileira, ocupando a Sala Ettore Bosio e outros espaços culturais, com o melhor da música clássica e popular produzida no Brasil.
 
Este ano, a musicista homenageada é a paraense Enid Barroso Rebelo, uma das mais proeminentes professoras do Conservatório Carlos Gomes, tendo formado uma geração de pianistas que se destacaram no cenário musical. Já o músico convidado é o maestro e compositor Aylton Escobar, que durante três dias do Festival estará em Belém para interagir com os alunos.
 
As apresentações, na Sala Ettore Bosio, serão abertas ao público em geral, não sendo necessária a retirada de ingressos. A abertura oficial do 35º Festival de Música Brasileira, nesta segunda-feira (4), às 10h, será precedida por uma tocata nos jardins do Conservatório, pelo Coral de Trombones da Fundação Carlos Gomes, seguida de recital no auditório.
 
As demais apresentações, no período de 5 a 8 de novembro, também serão na Sala Ettore Bosio, sempre às 18h. O concerto de encerramento ocorrerá na Igreja de Santo Alexandre, que integra o Museu de Arte Sacra, no dia 09, às 19h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?