27/06/2022 às 11h54min - Atualizada em 27/06/2022 às 11h54min

Palacete Faciola é entregue à população

O prédio contemplará o Museu de Imagem e do Som e o Departamento Histórico, Artístico e Cultural

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Pará

                                                                                                                             
Na noite desse sábado (25), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), entregou o Centro Cultural Palacete Faciola. O prédio contemplará o Museu de Imagem e do Som (MIS) e o Departamento Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC). A entrega foi feita, por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM).


A programação contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho; o secretário de Cultura, Bruno Chagas; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; representantes do Ministério Público, do núcleo de direção do MIS e DPHAC e convidados especiais.

O público pôde acompanhar a abertura do Centro Cultural, e foi presentado também com uma apresentação especial da Amazônia Jazz Band (AJB), banda do Theatro da Paz.

A programação iniciou às 17h, com o concerto gratuito da AJB, que cantou clássicos do seu repertório. O  governador e as demais autoridades fizeram uma visitação em todo o Palacete. Logo após, o governador, junto com o secretário de Cultura e o prefeito de Belém, discursaram sobre a importância da preservação do novo centro cultural.

O governador Helder Barbalho parabenizou todos os profissionais envolvidos durante o processo de restauração, além de fazer referência a todos os fazedores de cultura do Estado. "Parabéns a todo time que faz a cultura do nosso Estado. Queria agradecer a todos os profissionais que trabalharam nesta obra. Nós fizemos questão de colocar na segunda residência uma placa com nome de cada trabalhador que dedicou o seu talento para esta obra", acrescentou.

"Tivemos uma aceitação muito grande do público, que agora pode usufruir e conhecer um pouco da trajetória, do patrimônio, da formação da história urbanística da cidade de Belém. Daqui pra frente a Secult se volta para a realização de programações e atividades em conjunto com o Sistema Integrado de Museus e Memoriais, Museu da Imagem e do Som e a educação patrimonial com o DPHAC", pontuou o titular da Secult, Bruno Chagas.

Visitação

Assim que foi entregue, os espectadores puderam visitar e conhecer o novo Palacete Faciola, que depois de 20 meses de trabalho estará aberto para o público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?