04/11/2019 às 11h15min - Atualizada em 04/11/2019 às 11h15min

Candidatos terão ônibus de graça durante o Enem

A medida foi anunciada pelo governador do Pará e terá validade no próximo domingo (10)

belem.com.br
Agência Pará e Agência Brasil
O benefício será concedido por meio de acordo firmado entre governo e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Foto: Maycon Nunes/ Arquivo/ Agência Pará)

Os candidatos paraenses que forem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo (10), terão gratuidade no transporte público. A medida foi anunciada ainda neste domingo (3) – quando foram realizadas as primeiras provas do Exame – pelo governador do Estado, Helder Barbalho, que seguiu exemplo do Estado do Maranhão. Assim como no território vizinho, no Pará, o benefício será concedido por meio de acordo firmado entre governo e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros. Ainda serão definidos, nesta semana, os detalhes da gratuidade para os candidatos neste dia específico.
 
Prova – Cerca de 3,9 milhões de pessoas fizeram, neste domingo (3), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os cerca de 1,2 milhão de faltosos representam 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. Ao todo, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do exame. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 
 
“Deu tudo certo, foi tudo perfeito, funcionou tudo bem. Tivemos a mais baixa abstenção da história”, avaliou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. A taxa é mais baixa que a de faltas no primeiro dia de prova do ano passado, quando 24,9% dos inscritos não compareceram ao exame.
 
O índice total de abstenções no Enem 2019 será fechado apenas após o segundo dia de aplicação, no próximo domingo (10). Quem não fez a prova neste domingo ainda poderá comparecer ao segundo e último dia do exame.
 
O ministro avaliou o número de eliminados como baixo. Neste ano, o Enem passou a ter uma nova regra, candidatos cujos aparelhos eletrônicos que emitissem qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos seriam eliminados.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?