04/11/2019 às 12h19min - Atualizada em 04/11/2019 às 12h19min

Edital abre inscrições para escritores paraenses

As inscrições vão desta segunda-feira (4), até o dia 13 de dezembro, no site da Imprensa Oficial do Estado do Pará

belem.com.br
Ailson Braga
Para Moisés Alves, é a chance para que os produtores literários paraenses publiquem suas obras inéditas (Foto: Divulgação)

Escritores de todo o Pará já podem se inscrever no edital "Prêmio Dalcídio Jurandir 2019" a partir desta segunda-feira (4), até o dia 13 de dezembro, no site da Imprensa Oficial do Estado do Pará (www.ioepa.com.br). Para Moisés Alves, da equipe de coordenação da Editora Pública da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), responsável pela elaboração do edital, é a chance para que os produtores literários paraenses publiquem suas obras inéditas.
 
Ele destaca a importância do alcance e do ineditismo do edital. Moisés Alves observa que, em seus 128 anos de existência, é a primeira vez que a Ioepa lança um edital de literatura e  que abrange todas as 12 regiões de integração do Estado (Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins, Xingu).
 
"Uma das queixas que nós ouvimos muito é que as premiações das obras literárias acabam restritas à Região Metropolitana de Belém. Esse edital muda essa história, já que todo o Estado está contemplado. Nós amarramos isso no edital: teremos pelo menos uma obra contemplada de cada região", diz Moisés Alves.
 
Ele ressalta o fato de que as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site da Imprensa Oficial do Estado, com preenchimento de formulário próprio e por meio de envio da obra literária em arquivo em formato "PDF", com tamanho de até 100MB. "Tudo será feito de modo virtual, o que torna ainda mais acessível e mais ágil o envio desse material para nós da Ioepa. Em nosso site, o interessado encontra o edital completo, com todas as regras e o formulário de inscrição. Até a documentação do candidato deve ser digitalizada e enviada a nós", explica Moisés Alves.
 
Seleção – Os candidatos ao Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019 devem ser maiores de 16 anos e inscrever apenas uma obra literária. Não serão aceitas inscrições de obras que são sejam inéditas ou que tenham recebido patrocínio de qualquer outra instituição pública ou privada.
 
O edital está disponível no site da Imprensa Oficial, no endereço: www.ioepa.com.br. O candidato deve preencher o formulário de inscrição, composto por duas partes (dados do candidato e dados da iniciativa artística), sendo obrigatório o preenchimento digital. O formulário, com os dois exemplares dos originais da obra, assim como a cópia do documento de identidade com foto e um currículo do autor, devem ser levados à sede da Imprensa Oficial.
 
A seleção da obra será feita por meio de uma comissão composta por doze membros, constituídas por profissionais de reconhecida atuação na área artística e literária. Entre os critérios de julgamentos, serão avaliadas a qualidade técnico-literária, criatividade e originalidade e o conteúdo expressivo e simbólico.
 
O edital contemplará a edição de até 13 obras literárias nesta edição, sendo 12 obras em prosa de cada região de integração do Estado e uma obra que selecionará até dez poemas de cada região. As obras serão lançadas na 24ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em 2020.
 
Serviço:
As informações completas sobre a premiação estão disponíveis no site da Imprensa Oficial, no endereço: www.ioepa.com.br. As inscrições estarão abertas de 4 de novembro até 13 de dezembro de 2019.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?