05/11/2019 às 15h49min - Atualizada em 05/11/2019 às 15h49min

Exposição de Barbara Wolff será aberta nesta sexta-feira (07)

A mostra vai de 7 a 27 de novembro, na Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes

belem.com.br
Fundação Cultural do Pará
Nos seus trabalhos fotográficos, Barbara observa a vida cotidiana em ambos os lados da Cortina de Ferro (Foto: Divulgação)

A Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com a Casa das Estudos Germânicos e o Instituto Goëthe, oferece, por ocasião dos 30 anos de queda do muro de Berlim, programação composta pela exposição “Fotografias de dois Estados Alemães”, palestra e oficina com a fotógrafa alemã Barbara Wolff. A exposição será de 7 a 27 de novembro, na Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes. A mostra estará aberta à visitação de 9h às 17h e a entrada é franca.

A queda do muro em Berlim em 1989 marcou o final da divisão da Alemanha em dois Estados: as partes chamadas de ocidental e oriental foram reunificadas. Nascida em 1951, a fotógrafa Barbara Wolff cresceu na parte oriental (RDA) e se mudou para a parte ocidental em 1985. Nos seus trabalhos fotográficos, ela observa a vida cotidiana em ambos os lados da Cortina de Ferro. Partindo dos seus próprios instantes biográficos, suas fotografias monocromáticas apresentam um forte cunho humanista e são testemunhas artísticas individuais da Alemanha dividida em dois países.

Palestra - No dia 8, próxima sexta-feira, às 19h, a artista irá falar sobre sua formação e experiência profissional como fotógrafa, tanto no lado oriental, como no ocidental, abordando também a posição de fotógrafas mulheres em ambos os lados, que até hoje está marcada pelos papéis de gênero. Serão apresentados também outros trabalhos fotográficos dela, abordando a realização destes.

A oficina de fotografia que será ministrada no próximo sábado (9), de 10h às 17h, pretende estimular uma viagem para si próprio. Por meios fotográficos, a artista propõe pesquisar o que ela denomina de “nossa própria essência”. Neste contexto, não se trata de selfies que pretendem retratar o participante da forma mais atraente, mas de uma pesquisa do próprio EU, da própria pessoalidade. Durante a oficina, serão produzidas uma série de 3 a 7 imagens de auto-retrato, a serem expostas e discutidas entre os participantes no final da oficina, podendo-se trabalhar com câmeras digitais ou de celular. A oficina terá carga horária de 6 horas, e as inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/barbarawolff, até a próxima quinta (7). A lista de selecionados será divulgada na sexta (8), no site da FCP.

Katja Hölldampf, representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), procura esmiuçar o objetivo da oficina: “O que me determina? Como eu me vejo no meu próprio ambiente cotidiano? Até qual ponto a minha feminilidade, por exemplo, é determinada pela minha relação com o meu próprio contexto? Onde eu me sinto acolhida, onde passo por um sentimento de insegurança? O que/quem está ligado/a à minha vida? Podemos encontrar imagens que refletem isto? Não devo aparecer necessariamente na imagem como pessoa, talvez uma natureza morta ou um lugar me representem? Quantas pessoalidades e faces estão por dentro de mim?”.

Serviço: A exposição estará aberta à visitação de 7 a 27 de novembro, de 9h às 17h, na Galeria Ruy Meira, e a palestra será no dia 8, sexta, às 19h. Já a oficina de fotografia será no próximo sábado (9). A Casa das Artes fica na Praça Justo Chermont, 236 e toda a programação terá entrada franca.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?