06/08/2022 às 10h00min - Atualizada em 06/08/2022 às 10h00min

UBS de Belém terão "descartômetro" para descarte de medicamentos vencidos

Os “descartômetros” vão estar em 29 UBS e quatro CAPs

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Quem tiver medicamentos vencidos em casa pode procurar qualquer UBS para fazer o descarte consciente do material. (Foto: Divulgação / Senado Federal)

 

                                                                                                             
Quem tiver medicamentos vencidos em casa pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer o descarte consciente do material. No Dia Nacional da Farmácia, celebrado nessa sexta-feira (5), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), promoveu, no auditório da secretaria, um encontro com profissionais da rede para reforçar a importância da destinação correta de remédios e outros produtos farmacêuticos vencidos.


Na ocasião, também foi apresentado o projeto que vai implantar “descartômetros” em 29 UBS e quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) gerenciados pelo município e localizados em diversos bairros e distritos da capital. São recipientes nos quais a população poderá colocar caixas, bulas e remédios vencidos.

“Em alusão ao Dia Nacional da Farmácia, fizemos um treinamento aos farmacêuticos das Unidades Básicas de Saúde sobre o uso racional de medicamentos e também o descarte consciente e correto dos itens que estão em desuso ou vencidos”, disse a coordenadora interina da área de Medicamentos da Sesma, Flávia Moraes.

Ainda de acordo com Flávia, jogar fora remédios de maneira indiscriminada pode causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. “Não se deve descartar medicamentos junto com o lixo comum, pois esses produtos podem contaminar o solo e a água, refletindo na qualidade de vida das pessoas”, assinalou.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?