09/08/2022 às 13h00min - Atualizada em 09/08/2022 às 13h00min

Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares

Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Brasil
A realização de exame de sangue anual para medir o colesterol é importante. (Foto: Divulgação)

 

                                                                                                                                           
O Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol foi celebrado nessa segunda-feira (8). O que o excesso dessa gordura no organismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). 


A realização de exame de sangue anual para medir o colesterol é importante. Isso explica por que o colesterol alto não apresenta sintoma nenhum. A orientação é que, a partir de 40 anos de idade, ou antes, se a pessoa tiver outros fatores de risco, como obesidade, diabetes, história familiar, pressão alta, deve fazer, além da consulta, exame laboratorial para avaliar os níveis de colesterol.

A recomendação geral para evitar o colesterol alto é não fumar; beber com moderação; fazer atividade física regular e ter uma alimentação balanceada em relação à proteína animal, com pouca gordura saturada, muita fibra, vegetais, frutas. A proteína animal, com muita gordura, tende a aumentar o colesterol.

Anualmente, no Brasil, as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbitos registrados. A hereditariedade também pode determinar o colesterol alto, mesmo em indivíduos que tenham hábitos saudáveis. É a chamada hipercolesterolemia familiar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?