10/08/2022 às 14h00min - Atualizada em 10/08/2022 às 14h00min

Marituba capacita profissionais de saúde para a prevenção da Varíola dos Macacos

Marituba foi o primeiro município do Estado do Pará a realizar a capacitação sobre a doença

Redação Belem.com.br
Com informações da Comus Marituba
Os profissionais de Saúde de Marituba foram capacitados sobre a Varíola dos Macacos. (Foto: Divulgação / Metrópoles)

                                                                                                                                                       
A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou capacitação para profissionais de saúde visando capacitá-los para identificar os primeiros sinais da Varíola do Macaco (Monkeypox), além de identificar a forma de transmissão, período de encubação e tratamento para a doença.


Marituba foi o primeiro município do Estado do Pará a realizar a capacitação sobre a doença para todos os seus profissionais de saúde em geral tanto da média e alta complexidade quanto da atenção primária. A capacitação foi realizada pelo médico infectologista, Alessandre Guimarães.

Momento

Durante a capacitação os profissionais foram orientados a ficar em alerta para a identificação de pessoas que se enquadre nas definições da doença e que realizem a notificação imediata para que a investigação possa ser realizada o quanto antes. “Nós abordamos as questões clínicas e o fluxo que Marituba vai seguir caso seja identificado algum sinal da doença”, disse o diretor de Atenção à Saúde, Victor Cunha.

“Caso apareça algum sinal como mancha, febre, dor de cabeça a pessoa pode procurar tanto os serviços de emergência do munícipio como a UPA ou hospital Augusto Chaves ou até mesmo uma unidade de saúde. Caso o médico verifique que é um caso suspeito da doença a vigilância sanitária será acionada para realizar o teste na residência da pessoa”, concluiu.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?