11/08/2022 às 13h00min - Atualizada em 11/08/2022 às 13h00min

Homens acusados de violência contra mulheres não podem ocupar cargos públicos em Belém

A proposta, apresentada como Projeto de Lei (PL), é de autoria do vereador de Belém, Emerson Sampaio

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Belém
Mais de 4.700 mil mulheres foram agredidas em 2020, na capital paraense. (Foto: Reprodução)

                                                                                                                                        
A Prefeitura de Belém sancionou a Lei de nº 9.792/2022 que veda a nomeação de homens para cargos públicos do município, condenados por decisão judicial, pelos crimes violentos contra mulheres. 
Diante disso, ficam impedidos assumir cargos em concursos públicos ou por meio de seleção para ingresso nos órgãos públicos da administração direta e indireta, autarquias e fundações da estrutura administrativa de Belém.

A proposta, apresentada como Projeto de Lei (PL), é de autoria do vereador de Belém, Emerson Sampaio, do Partido Progressitas (PP). “A lei é mais uma ferramenta que o município e visa coibir a agressão contra as mulheres. Estamos no século 21 e nossas mulheres não podem mais sofrer essa violência. Agradeço ao comprometimento do prefeito Edmilson Rodrigues, por ele ter sancionado essa lei”, disse o parlamentar.

Para a titular da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Emanuelle Raiol, “a nova legislação assinala o compromisso de uma gestão que visa construir um serviço público livre de assédio e agressões, bem como não existir no município espaço para agressores de mulheres”.

Maria da Penha

A Lei de nº 9.792/2022 surge no mês que se comemora 16 anos da  Lei Maria da Penha (11.340), sancionada em 7 de agosto de 2006, um marco ao que diz respeito à proteção das mulheres no Brasil. A legislação visa coibir e punir, com reclusão, homens agressores de mulheres.

A Lei Maria da Penha é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três melhores legislações do mundo para o enfrentamento à violência de gênero.

Números

Segundo relatório do Ministério Público do Estado do Pará (MPP), em 2020 foram atendidas pela Promotoria de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar o total de 4.712 mulheres vítimas de violência doméstica na capital paraense. 

Outro dado que alerta para a problemática é da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que registrou mais de 6.700 casos de violência no ambiente doméstico somente no primeiro semestre de 2021. O número que corresponde ao aumento de 12% do registrado no mesmo período de 2020.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?