07/08/2019 às 15h12min - Atualizada em 07/08/2019 às 15h12min

Em Marabá, florada dos ipês deixa a cidade ainda mais bonita

A beleza das flores espalhadas por vários pontos da cidade modifica a paisagem urbana

Portal Belém
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marabá
Além de embelezar a cidade, a árvore de ipê também contribui dando sombra para pessoas e animais e diminuindo a temperatura (Foto: Prefeitura de Marabá)
Nesta época do ano, encontrar um ipê florido em Marabá é fácil. Difícil mesmo é resistir à tentação de parar e tirar uma foto. A beleza das flores espalhadas por vários pontos da cidade modifica a paisagem urbana. Um espetáculo para se contemplar no alto das árvores e pelo chão, que ganha um tapete de pétalas.
 
 A cabeleireira Graziele Rios, a estudante Rhuane Beatriz e a vendedora Glenda Ferreira não resistiram à beleza natural. “Propus o passeio para batermos as fotos porque temos ipês muito bonitos aqui. Aproveitamos a cidade e esse presente da natureza”, conta Glenda.
 
Nem todos sabem, mas o ipê já foi considerado a árvore símbolo do Brasil, sendo substituída depois pelo Pau Brasil. Hoje, a flor do ipê é considerada a flor símbolo nacional.
 
A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta a peculiaridade de ficar totalmente desprovida de folhas. Isso acontece porque, devido à baixa umidade, a flor concentra toda a energia na produção de sementes e flores. Os ipês costumam florescer de julho a setembro, pois devido ter uma semente leve, ela precisa que o tempo esteja seco e quente, assim o Ipê começa a florar quando cessam as chuvas.
 
Além de embelezar a cidade, a árvore de ipê também contribui dando sombra para pessoas e animais, diminuindo a temperatura e ajudando as abelhas, pássaros e demais animais que precisam do pólen e da dispersão de suas sementes que contemplam a cadeia ecológica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?