-
08/11/2019 às 11h09min - Atualizada em 08/11/2019 às 11h09min

Alunos de escola municipal cultivam horta

Localizado em Ananindeua, o colégio estimula valores como a interação entre homem e meio ambiente

Rosiane Rodrigues (estagiária do portal Belém, com revisão da jornalista Elck Oliveira - DRT 1847)
Rosiane Rodrigues
Todos os alimentos colhidos da horta são usados na merenda escolar, como caruru e cebolinha, por exemplo (Foto: divulgação)

Levar conscientização aos alunos do ensino fundamental sobre agricultura, economia, interação entre homem e meio ambiente e sua valorização enquanto cidadão são princípios da Escola Estadual Eugênia Cavallero de Macedo, que fica no município de Ananindeua, na região Metropolitana de Belém. Com orientação e apoio dos professores que idealizaram o projeto “Valores para a vida no século XXI”, os alunos criaram uma horta na escola, onde eles cultivam legumes e verduras.
 
A horta, criada em abril deste ano, surgiu com o interesse de mostrar aos alunos a importância da alimentação saudável e sustentabilidade. Segundo a diretora da escola, Josiane Vieira, ações como essa são cruciais na educação dos alunos.
 
Todos os alimentos colhidos da horta são usados na merenda da escola, como caruru e cebolinha, por exemplo. Para o professor de ciências da escola, Ithamar Borges, o projeto também serve mostrar, na prática, todo ciclo de vida dos vegetais. “É para que eles tenham noção das substâncias nutritivas presentes nas verduras e a importância delas para o nosso corpo”, diz o professor, que orientou os alunos na criação da horta, junto com o professor de matemática Amadeu Cabral Júnior.
 
Os alunos que participaram do projeto são do sexto e oitavo ano. Ana Carolina Soares, aluna do oitavo ano, que sonha em ser psicóloga ou professora de educação física, acredita que a horta trouxe vários benefícios para os alunos e para a escola. “Com ela, aprendemos a nos alimentar bem, a abrir a mente sobre a importância dos alimentos e a ser pessoas mais felizes e saudáveis. Aprendemos a cuidar dela de uma forma muito especial”, anima-se a aluna.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp