11/11/2019 às 09h09min - Atualizada em 11/11/2019 às 09h09min

Começa hoje o edital de Musicalização Infantil do Conservatório Carlos Gomes

As inscrições estarão disponíveis no período de 11 a 18 de novembro de 2019

belém.com.br
Agência Pará
“A música é o alimento da alma que mais influencia o comportamento da pessoa,” diz João Paulo Baena, estudante da Fundação. Foto: Agência Pará
A Fundação Carlos Gomes (FCG) e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) anunciam que estão abertas as inscrições para o Curso de Iniciação Musical Infantil. O processo seletivo oferta 320 vagas para crianças entre sete e nove anos de idade, que terão o primeiro contato com a música.

Inscrição – No ato da inscrição, que deve ser realizada na Sala Ettore Bosio do IECG, o candidato deve entregar a Ficha de Inscrição devidamente preenchida, uma Declaração de Matrícula de Escola Regular, juntamente com as cópias do RG ou da Certidão de Nascimento e do CPF (sendo aceito somente o número do CPF do candidato). Caso a criança ainda não tenho o CPF, poderá ser realizada a inscrição com a numeração do CPF da mãe, pai ou responsável legal, porém se aprovado, a matrícula do mesmo será suspensa até que o número do documento seja providenciado no prazo de até sete dias.

Os candidatos devem esperar a homologação das inscrições para então pagar a taxa de inscrição, que será no valor de R$50. A taxa de inscrição poderá ser paga via depósito identificado ou transferência direta para a FCG no período de 25 a 29/11/2019, ao qual corresponde ao período de Confirmação de Inscrição.

Podem pedir a isenção da taxa de inscrição pessoa com deficiência e pessoa com hipossuficiência econômica que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico. Para ser isento da taxa de inscrição, de acordos com os termos indicados no edital, é necessário que o candidato faça o requerimento de solicitação de isenção da taxa, o documento encontra-se no referido edital.

Seleção - Os critérios de avaliação do teste compreendem a verificação das habilidades sensoriais e motoras inerentes à prática musical, ou seja, os candidatos deverão cantar o trecho de uma música, ter certa coordenação motora, percepção auditiva e capacidade de reproduzir satisfatoriamente uma canção. Não serão exigidos conhecimentos prévios acerca de domínio instrumental ou de teoria da música.

Após a divulgação do edital de inscrição para crianças de sete a nove anos e, de acordo com as possibilidades de atendimento da Instituição, serão homologadas novas inscrições para candidatos com idade acima do indicado no respectivo edital.

 O candidato deve saber ler e ter idade dentre sete e nove anos, completados até o último dia de inscrição. Os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora formada por, no mínimo, dois professores de música vinculados ao IECG. Os resultados dos testes de musicalização serão divulgados no dia 20/12/2019, no site www.fcg.pa.gov.br e nos murais informativos do IECG.

O Curso de Iniciação Musical é ofertado como Curso Livre no período da manhã e tarde, realizado em três módulos, sendo que cada módulo terá a duração de um ano letivo. No decorrer do curso, o estudante participará de atividades de iniciação musical, desenvolvidas por meio da Prática de Canto Coral e Flauta Doce, sempre em grupo, podendo haver a inserção de um outro instrumento durante o curso. 

O começo - Professor de Musicalização da Fundação Carlos Gomes, Joca Silva afirma que a musicalização é a educação musical, o começo de tudo, o “ABC”. “Ensinar técnicas artísticas para uma criança não significa que vá surgir um novo artista. A ideia da educação musical é formar sujeitos que estejam aptos a olhar para a subjetividade inerente ao ser humano”, observa o professor, para quem a “musicalização traz benefícios, como disciplina e responsabilidade, capacidade de memorização, coordenação motora e paciência, além de ensinar a trabalhar em equipe”.

Ainda segundo Joca Silva, o aprendizado musical “amplia o horizonte e torna o aluno mais acessível. Muitos chegam aqui não querendo estudar mais, e acabam por descobrir um novo mundo. A arte é um grande instrumento de inclusão”.

O objetivo principal da musicalização é a preparação, avaliação da criança durante o ano letivo e o desenvolvimento de aspectos cognitivos, de percepção auditiva e coordenação motora e, posteriormente, favorecer a introdução de conceitos mais específicos em teoria musical, além de preparar o estudante para a inicialização técnico/instrumental.

Serviço
As inscrições são destinadas a crianças entre sete e nove anos de idade. O processo seletivo oferta 320 vagas para crianças que terão o primeiro contato com a música, a taxa de inscrição custa R$50. O edital contendo todas as informações e ficha de inscrição para os candidatos está disponível no site da FCG.

Abertura: 11/11/2019 08h18
Encerramento: 18/12/2019 08h18
Local: Sala Ettore Bosio - Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG)
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, n° 977 – Nazaré
Contatos: 3201-9457 - Ascom FCG
3201-9486 - Secretaria Geral do IECG
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?