13/08/2019 às 16h02min - Atualizada em 13/08/2019 às 16h02min

Bairros da capital recebem o programa Territórios pela Paz

O objetivo do projeto é massificar a presença do Estado por meio de diversas ações

Portal Belém
Agência Pará
Ações do TerPaz envolvem cultura, turismo, lazer e educação para os moradores dos bairros participantes (Foto: Alex Ribeiro, disponível em Agência Pará))
Sete territórios da Região Metropolitana de Belém (RMB), com altos índices de violência, foram escolhidos pelo Governo do Estado para receber o projeto Territórios pela Paz (Ter Paz), uma iniciativa que deve beneficiar diretamente cerca de 370 mil pessoas, preferencialmente vítimas de criminalidade, mulheres em situação de risco e jovens de 15 a 29 anos. Os bairros eleitos são Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).
 
A Cabanagem foi o primeiro território a receber ações do Programa. Com cerca de 30 mil habitantes, o local, na entrada/saída de Belém, já foi um dos mais violentos da capital paraense, e há pelo menos dez anos não recebia, sequer, os serviços dos Correios, pela total falta de segurança. Agora, o trabalho já foi restabelecido.
 
Cada território contará com um complexo “Usina da Paz”, que será uma Central de Serviços para comunidade. As Usinas vão consolidar a presença do Estado nos territórios, e contarão com espaços para o desenvolvimento de atividades de educação, esporte, arte, brinquedoteca, informática, atendimento odontológico, psicológico, espaço da mulher, de mediação de conflitos, do consumidor, multiuso para cursos livres, emissão de documentos, cozinha experimental e escola de gastronomia, ateliê e escola de costura, escola de empreendedorismo, jardinagem, auditório e cinema, entre outros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?