12/11/2019 às 09h53min - Atualizada em 12/11/2019 às 09h53min

Santarém é um dos destinos mais procurados pelos turistas

A “Pérola do Tapajós” foi eleita o destino mais procurado para viagens nacionais em 2020

belem.com.br
Agência Pará
Apenas no ano passado, Santarém recebeu mais de 237 mil turistas, injetando na economia local cerca de R$ 176 milhões (Foto: Bruno Cecim/Agência Pará)

Santarém, no Oeste paraense, tem despontado como um dos destinos mais desejados pelos turistas nacionais e internacionais. Para se ter ideia, no ano passado, o município recebeu mais de 237 mil turistas, injetando na economia local cerca de R$ 176 milhões. Desse quantitativo de turistas, 20 mil eram estrangeiros. A maior parte dos Estados Unidos (26%), seguido do Japão (9,7%) e Chile (9,4%).
 
Ganhando cada vez mais notoriedade nos noticiários nacionais e internacionais, Santarém volta a ser destaque: a “Pérola do Tapajós” foi eleita o destino mais procurado para viagens nacionais em 2020.
 
O título foi dado por um dos maiores aplicativos de buscas de voos e hotéis da América Latina, que opera no Brasil há dois anos. De acordo com uma análise que cruzou dados de mais de 100 sites globais e locais, houve aumento de 54% entre viajantes brasileiros para Santarém. A ferramenta é acessada por cerca de 3,5 milhões de usuários todos os meses.
 
O reflexo disso no turismo da região já está sendo sentido pela rede hoteleira de Santarém. Atualmente, Santarém conta com 36 hotéis. Alter do Chão possui quatro hotéis e 50 pousadas. As praias de Ponta de Pedras e Pajuçara contam com mais quatro. As diárias no setor hoteleiro local custam, em média, R$ 120. Já a média de preço de diárias dos hotéis é de R$ 150.
 
Ações de fomento ao turismo – Segundo o secretário de Turismo do Pará, André Dias, isso é resultado de várias ações que estão sendo realizadas para inserir o Pará entre os principais destinos para turistas de dentro e fora do País.
 
“Estamos investindo fortemente em venda, em atração de negócios, em qualificação, em estruturação de novos produtos, em melhoria dos produtos que já existem. Para se ter uma ideia, em anos anteriores investiu-se em apenas cinco press-trips. Só este ano já fizemos 14, e vamos fechar o ano com 20. Quadruplicamos o investimento nesse tipo de promoção”, explica.
 
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) também dinamizou o segmento com a realização de mais fam tours (viagens de familiarização), trazendo para o Estado onze operadoras de turismo, entre as quais duas estrangeiras. E a previsão é que a partir do ano que vem sejam lançados pelo menos dez novos voos regionais no Estado. Os investimentos em infraestrutura turística são da ordem de R$ 50 milhões.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?