04/10/2022 às 14h00min - Atualizada em 04/10/2022 às 14h00min

Saiba como manter boa higienização bucal e evitar doenças

Doenças estão relacionadas a falta de higiene bucal

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom
Saiba como manter boa higienização bucal e evitar doenças

                                                                                                                                              
O envelhecimento é um processo natural do ser humano. Porém, com todas as mudanças que o organismo passa, é necessário adotar certos cuidados para preservar a saúde e garantir uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Com o Dia do Idoso, comemorado no último dia 1º, a necessidade de conscientizar a sociedade quanto às demandas desse público aumenta. Um dos fatores que exigem atenção especial é em relação à saúde bucal na terceira idade, um tema de fundamental importância, pois ao ser colocada em prática com as orientações devidas podem evitar o surgimento de inúmeras doenças. 

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, 41,5% das pessoas acima de 60 anos já haviam perdido todos os dentes. Chamado de edentulismo, essa realidade é algo que pode ser evitada, mesmo que os índices sejam alarmantes. “O uso excessivo de álcool e cigarros ao longo da vida, além da exposição ao sol podem trazer inúmeros prejuízos à saúde. Muitas vezes se chega a um diagnóstico tardiamente dificultando ainda mais o tratamento. Os fatores de risco citados podem ser diminuídos com a incorporação de práticas cotidianas que promovam uma boa saúde bucal, além de uma manutenção preventiva com o especialista”, explica a dentista do Grupo Hapvida NDI, Suyana Carneiro.  

Outras doenças estão associadas à falta de higienização bucal, que no caso dos idosos, é uma parcela mais suscetível a desenvolver determinados tipos de comorbidade.

“Podemos citar a candidíase (infecção fúngica), xerostomia ou boca seca, que é uma condição derivada do uso de medicamentos específicos que diminuem o fluxo salivar, exposição demais ao sol, ardência, aftas na região entre a mucosa, cárie, desgaste dentário, perda óssea, além é claro, do câncer de boca. A resistência por parte dos idosos a se submeter a um tratamento dentário é algo que impede uma melhora da qualidade de vida deles”, pontua a dentista. 

A dentista ainda alerta quanto ao uso das próteses dentárias, um fato muito comum entre essa faixa etária. “É preciso ter uma escova específica para higienização somente da prótese e outra para a cavidade oral, sendo esta última de preferência de cerdas macias. Não deve-se fazer uso de pastas de dentes pois elas são extremamente abrasivas em relação ao material da prótese. Alguns produtos são disponibilizados no mercado para fazer essa limpeza com segurança, mas para aqueles que não possuem condições financeiras suficientes pode-se fazer a utilização de sabão neutro."

De modo geral, os cuidados bucais na terceira idade não diferem dos cuidados que pessoas de outras faixas etárias devem tomar. “Procurar manter uma rotina de ida ao dentista de no mínimo três meses e máximo de seis meses, dependendo da necessidade, ou também se algo estranho começar a incomodar, como alguma lesão por exemplo. Além, é claro, de todas as precauções que tomamos desde a infância, como higienizar a boca após as refeições pelo menos três vezes ao dia e garantir hábitos saudáveis, evitando alimentos danosos à saúde e evitando o consumo de álcool e do cigarro”, conclui a especialista.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?