12/10/2022 às 18h00min - Atualizada em 12/10/2022 às 18h00min

Marituba inicia ação de conscientização e autocuidado com a saúde da mulher

As iniciativas ocorrem em alusão à campanha Outubro Rosa

Com edição da Redação Belem.com.br
Comus Marituba
Marituba inicia ação de conscientização e autocuidado com a saúde da mulher. (Foto: Ary Brito / Comus Marituba)

                                                                                                                                                                 
A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), iniciou nessa terça-feira (11), as ações para a campanha Outubro Rosa 2022 que tem como tema: “O melhor cuidado é a prevenção”.


A campanha visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, esse tipo de câncer é o que mais mata.

Para o diretor da Atenção Básica a Saúde, Victor Cunha, é muito gratificante iniciar a Campanha para o Outubro Rosa é algo gratificante. “Hoje, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e nós como gestão lutamos para implementar políticas de saúde para todas dando dignidade as mulheres maritubense em todas as nossas 19 unidades de saúde”, disse.

A coordenadora Estadual de Oncologia, Patrícia Martins, explica que esse cuidado com a saúde da mulher deve ser realizado durante todos os meses conscientizando para o diagnóstico precoce. “Sabemos que quanto antes se realiza o diagnóstico do câncer as chances de vida são maiores, por isso o outubro rosa tem como foco principal o rastreamento do câncer através da conscientização, do autoexame e da mamografia”, afirma.

Durante o evento que deu abertura as ações do Outubro Rosa, a Sesau realizou vários serviços voltados as mulheres ente eles: atendimento nutricional, aferição de glicemia e pressão, testagem rápida para IST’s, atendendo odontológico e ginecológico com marcação de mamografias para aquelas com mais de 40 anos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?