15/10/2022 às 12h00min - Atualizada em 15/10/2022 às 12h00min

Ceasa dá dicas de nutrição saudável para o Dia Mundial da Alimentação

A data é celebrada neste domingo (16)

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Ceasa dá dicas de nutrição saudável para o Dia Mundial da Alimentação. (Foto: Rogerio Uchoa / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                       
Neste domingo (16), se celebra o Dia Mundial da Alimentação, um momento para se refletir sobre o quadro da alimentação em nosso planeta. A data traz pontuações significativas como a melhor nutrição, a melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida para as populações, especialmente, as famílias mais carentes. 


A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Dia Mundial da Alimentação de 2022 traz o desafio da redução das desigualdades, incluindo a segurança alimentar e nutricional no mundo.

A nutricionista do projeto Banco de alimentos das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-PA), Socorro Nascimento, explica que nos dias atuais é essencial que as pessoas tenham conhecimento sobre os passos de uma alimentação saudável.

“É necessário usar alimentos in natura ou minimamente processados, utilizar menos açúcar e óleos no preparo das refeições, limitar o consumo de alimentos processados , evitar alimentos ultra processados, alimentar-se em horários regulares e em companhia agradável da família, sempre que possível  preparar suas refeições, tomar água em quantidade suficiente, ter higiene ao preparar as refeições, comprar alimentos em feiras livres, sacolões, onde o produto vem direto do produtor, seja crítico, existem muitos mitos e propagandas enganosas em torno da alimentação”.


"Projetos como o banco de alimentos que trata do reaproveitamento de frutas, verduras, legumes que ainda mantém seu valor nutricional tem esse objetivo, é essencial se ter consciência sobre uma vida saudável em nossos dias e para as futuras gerações", enfatiza o diretor presidente das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), Francisco Chapadinha.

Confira uma receita simples, nutritiva e saborosa, segundo a nutricionista:

- 2 xícaras (chá) de arroz

- 1 xícara (chá) de casca de jerimum (abóbora)

- 1 xícara (chá) de casca de chuchu

- 1 xícara (chá) de talo de couve

- 1 xícara (chá) de talo de cariru

- Cebola, cheiro verde, tomate a gosto

- Sal e uma pequena quantidade de manteiga ou banha de porco.

Modo de preparo

Frita-se a cebola no óleo quente. Acrescente o arroz previamente lavado e escorrido, adicione as cascas e os talos e deixe fritar. Coloque a água fervente e o sal. Tampe e deixe cozinhar. No final da preparação coloque o cheiro verde e tomate. Sirva uma refeição nutritiva e saborosa.  

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?