29/10/2022 às 10h26min - Atualizada em 29/10/2022 às 10h26min

Semas divulga previsão do tempo para o final de semana de eleição no Pará

O boletim do tempo resume o tempo em todas as regiões do Estado

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Semas divulga previsão do tempo para o final de semana de eleição no Pará. (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

                                                                                                                                                         
A previsão do tempo para este final de semana, sábado (29) e domingo (30), dia do 2º tuno da eleição presidencial, foi divulgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta sexta-feira (28). O boletim do tempo indica que as condições atmosféricas no período matutino tendem a ser de estabilidade, que favorece o tempo bom, com céu claro variando em alguns momentos para parcialmente nublado, principalmente sobre a faixa centro-norte do Estado.


Entre a tarde e a noite há previsão de aumento da instabilidade atmosférica, provocando chuvas em forma de pancadas, majoritariamente no domingo, sobre áreas isoladas do Marajó, Região Metropolitana de Belém, Nordeste, Sudoeste e Baixo Amazonas.

Variações

O boletim climático do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas aponta que na Região Metropolitana de Belém o sábado (29) terá manhã de céu claro, mudando para poucas nuvens. À tarde, o tempo oscila entre poucas nuvens a parcialmente nublado, com probabilidade de chuvas leves, rápidas e isoladas. A noite terá variação de poucas nuvens e céu claro.

Os meteorologistas da Semas demonstram, na síntese das condições atmosféricas, que para o dia da eleição, domingo (30), está prevista manhã de céu claro e poucas nuvens. À tarde e à noite, poucas nuvens com momentos de nublado e previsão de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Em Belém, a temperatura máxima será de 32º/33°C, e mínima de 23º/24ºC. A umidade relativa do ar varia de 55 a 95%.

Glayson Chagas, meteorologista do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, informou que a previsão do tempo para o final de semana demonstra “na porção norte do Estado uma predominância das manhãs com céu claro, variando em alguns momentos para poucas nuvens. Entre a tarde e noite, teremos céu parcialmente nublado, podendo ocorrer de forma isolada, com pancadas de chuva. Na porção centro-sul, abrangendo as mesorregiões Sudeste e Sudoeste, teremos aumento de nebulosidade, que favorece o céu parcialmente nublado com momentos de encoberto e chuvas leves a moderadas, e em algumas áreas, principalmente no Sudoeste, podem ocorrer chuvas mais fortes, acompanhadas de trovoadas”.

Sudeste

O boletim meteorológico mostra que no Sudeste do Pará o sábado será de manhã com céu claro; tarde de poucas nuvens a parcialmente nublado, e previsão para chuvas rápidas e isoladas. A noite será parcialmente nublada, passando a poucas nuvens no final do período, com tendência de chuvas isoladas no início da noite.

Para o domingo, o Núcleo Hidrometeorológico tem previsão de chuvas isoladas durante a madrugada (30), com tendência de manhã parcialmente nublada, variando para poucas nuvens. À tarde e à noite estão previstos momentos de nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas e trovoadas. Em São Geraldo do Araguaia, no Sudeste, a temperatura oscila de 32ºC a 24º/23ºC. A umidade vai variar entre 60 a 96%.

Sudoeste

Para a manhã de sábado está previsto céu nublado a parcialmente nublado. Previsão de chuvas durante a madrugada (29), enquanto a tarde e noite vão apresentar poucas nuvens a céu claro sobre a porção norte. Já para a porção sul, tempo nublado a parcialmente nublado. São esperadas pancadas de chuvas com trovoadas.

A tendência na manhã de domingo é de tempo parcialmente nublado a poucas nuvens. Chuvas leves a moderadas com trovoadas isoladas. Durante a tarde e noite, o prognóstico é parcialmente nublado a poucas nuvens. Pancadas de chuvas são esperadas na transição entre os períodos, acompanhadas de trovoadas isoladas. Em Itaituba, no Sudoeste, os termômetros vão registrar temperaturas máximas de 32º/33ºC, e mínima de 23ºC. A umidade ficará entre 65 e 98%.

Baixo Amazonas

No Oeste do Pará, as condições atmosféricas durante todo o sábado apresentam céu claro oscilando, em alguns momentos, para parcialmente nublado. Não há previsão para chuvas significativas no decorrer dos períodos.

Na manhã de domingo o tempo vai de parcialmente nublado a poucas nuvens. Previsão de chuvas rápidas e isoladas no oeste da mesorregião. Tarde e noite serão parcialmente nubladas, variando em alguns momentos para nublado. Nestes momentos estão previstas pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas isoladas. Em Óbidos, as temperaturas oscilam de 32º/33ºC a 24º/23ºC. A umidade relativa do ar varia de 55 a 95%.

Marajó

O sábado - manhã, tarde e noite - apresentará céu claro variando para parcialmente nublado no Arquipélago do Marajó. Sem previsão de chuvas na mesorregião. O domingo será de poucas nuvens a parcialmente nublado, com tarde e noite parcialmente nubladas e com poucas nuvens, com tendência de chuvas no decorrer dos períodos sobre áreas isoladas. Em Portel, temperaturas com máxima de 32º/34ºC, e mínima de 23º/24º C. Umidade variando entre 55 e 95%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?