14/11/2019 às 18h27min - Atualizada em 14/11/2019 às 18h27min

Círio de Nazaré é celebrado no dia 17 em Maracanã

A programação da festividade inicia com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no dia 14 de novembro e segue até o dia 25

Texto Olivia Varela (estagiária Belém.com.br)
Revisão Carolina Neves
Foto: Olivia Varela


No próximo dia 17 (domingo), a cidade Maracanã, localizada na região do Salgado, celebra o Círio de Nazaré. A procissão segue da Igreja de São Benedito com a procissão margeando a orla da cidade em frente ao Rio Maracanã até a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, com previsão de chegada para às 11h30. Este ano a programação inicia dia 15, com o Círio Rodoviário e segue até o dia 25/11, com o Recírio. Além disso, a cidade irá contar com missas em celebração à data, shows, parque de diversões e atrações culturais desde o primeiro dia de festividade.

 

Considerada uma das procissões religiosas mais antigas do Pará, o Círio de Maracanã é celebrado desde 1657 quando o padre Diogo da Costa valorizou os rituais a Nossa Senhora da Luz, chamada depois de Nossa Senhora de Nazaré. Em 2019 comemora-se a edição de número 322.

 

A programação da festividade inicia com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no dia 14 de novembro (quinta), realizando visitas em escolas e repartições públicas do município. No dia 15 (sexta), o cortejo segue com o Círio Rodoviário, seguido do Círio Fluvial e da Trasladação Noturna no sábado (16). 

 

A culminância da festividade ocorrerá no dia 17, com o Círio de Maracanã, . Na próxima semana, no dia 23, a comemoração fica por conta de um “Bingão” organizado pelas igrejas e comunidades locais. No dia 24, a programação segue com a procissão das Regatas de barco a velas e finaliza no dia 25 com o Recírio. 

 

Maracanã

A cidade de Maracanã, localizada no Nordeste Paraense, na micro-região do Salgado, é um lugar em que identidade e diversidade cultural amazônica se manifesta de forma viva e intensa. Cercada por ilhas, praias, rios e manguezais, com uma população de marcante tradição cultural, a cidade é um dos redutos do Carimbó em sua versão mais autêntica, o legítimo pau & corda dos pescadores do Salgado. 

 

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré foi aqui introduzida pelos missionários jesuítas na época da colonização portuguesa, sendo mantida há séculos pela população local. Todos esses elementos se encontram nas ruas da cidade por ocasião do Círio, unindo devoção e diversão, festa e oração, profano e sagrado. Maior festa religiosa do município, o Círio de N. Sra. de Nazaré mobiliza toda a comunidade local e da região, com uma intensa programação religiosa e cultural durante a festividade são realizadas, procissões, celebrações, shows musicais, regata de barcos à vela, entre outras atividades.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?