15/11/2019 às 17h16min - Atualizada em 15/11/2019 às 17h16min

V Festival Canção da Transamazônica (Fecant) selecionou os 6 primeiros finalistas

Nesta sexta-feira, 15, mais 6 serão classificados para a final do sábado

Assessoria da Fecant
Foto: Jaime Souzza/Mareé
  
Cerca de 1.500 pessoas lotaram o Centro de Convenções de Altamira na primeira noite do V Festival Canção da Transamazônica (Fecant), na quinta-feira, 14. Dentre as 24 músicas inéditas que estão na disputa, 12 foram apresentadas na primeira etapa eliminatória, das quais seis foram selecionadas para seguir para a final, que será no sábado, 16. A noite contou ainda com o espetáculo de humor de Epaminondas Gustavo e Adilson Alcântara e o show do cantor Ricardo Avelardo, de Porto de Moz. O Fecant continua nesta sexta-feira, 15, com mais 12 candidatos da segunda fase eliminatória e os shows gratuitos da Dupla SS, de Altamira, e de Jeff Moraes, de Belém.

Na primeira fase eliminatória do festival, os jurados selecionaram as seguintes canções: "O Silêncio do Rio", dos compositores Gabriel Guedez e Thobias Jacó, de São João del-Rei/MG; "De Tanto Errar... Acertou!!!", de Serginho Barreto, de São Luis/MA; "Cabocla Bonita", de Geizon Campos, de Altamira/PA; "Cicatriz", de Sérgio Leite, de Belém/PA; "Do nunca Esquecer", de Márcio Farias, de Ananindeua/PA; e "Milagre de Santa Luzia", de Charles do Arraiá e Bertin di Carmelita, de Jacundá/PA.

"A competição foi acirrada, com a participação intensa do público do começo ao fim. As pessoas vibravam, foi um frisson. A competição foi linda! Infelizmente, seis composições foram eliminadas e seis seguiram para a final", descreve a organizadora do evento, Joelma Klaudia. "Na segunda etapa, haverá mais 12 concorrentes, dos quais seis serão eliminados e seis serão classificados para a final. Bora ver no que vai dar", explica.

O sertanejo Ricardo Avelardo fez uma apresentação dançante incrementada também com ritmos de brega e pop. Ele enfrentou seis hora de viagem de voadeira para se apresentar no V Fecant. "Foi uma satisfação muito grande pra mim participar desse evento, com uma estrutura incrível. O público dançou muito."

Já Adilson Alcântara, que apresentou ao lado de Epaminondas "Humor à primeira espiada", ressalta que o espetáculo foi "incrível, lindo, maravilhoso!" com a intensa participação do público. "O prefeito (Domingos Juvenil) ria que nem criança". O prefeito prestigiou o festival na primeira fileira ao lado de outras autoridades.

Cláudio Rendeiro, que interpreta o Epaminondas, se surpreendeu com a popularidade do personagem, que ficou conhecido pelas piadas de áudio compartilhadas nas redes sociais. "O público de Altamira conhece muito o Epaminondas. Entramos no palco depois das 23h30, e todo o público prestigiou, participou e, ao final, quis fazer foto. Riram muito, disseram que queriam conhecer a cara do Epaminondas", disse.

Epaminondas também se surpreendeu com a magnitude do festival: "Eu não tinha ideia do tamanho do festival. Muito bom, bem produzido, com músicos fantásticos. A qualidade excelente, com candidatos de Minas (gerais), São Luís, Marajó, Marabá, Belém e outros, num festival concorrido que a população em prestigiar".

2ª fase eliminatória

Confira a ordem de apresentação dos concorrentes na 2ª fase eliminatória do V Fecant, nesta sexta-feira, 15: "Saque", dos compositores Pedrinho Cavalléro e Jorge Andrade, de Belém/PA; "Arrepender", de Alan Uchôa, de Altamira/PA; "Não dá, Não dá", de Laércio da Silva, de Vitória do Xingu/PA; "A Última Aldeia", de Ziza Padilha e Dudu Neves, de Belém/PA; "Língua Brasileira", de Ademir Pedrosa e Zé Miguel, de Macapá/AP; "Fornalha", de Clauber Martins, de Marabá/PA; "Iguarias do nosso Pará", de Edilson Tenório de Almeida, de Altamira/PA; "Correntriste", de Gil de Abreu, de Fortaleza/CE; "Iluminada", de Alfredo Reis, de Belém/PA; "Partilha", de Pedro Vianna, de Belém/PA; "Meu Querer", de Gideão Natividade, de Belém/PA; e "Inês", de George Paez, de Altamira/PA.

Próximos shows

Nesta segunda noite do V Fecant, se apresenta a Dupla SS, formada pelos cantores Silvano e Sabá, que apresenta o repertório com vários ritmos, como brega, carimbó, xote, forró, bolero e outros. Com 35 anos de carreira, a dupla gravou três CDs e foi uma das primeiras a tocar o eletro ritmo em Altamira. "É um privilégio para nós estarmos no festival". Já Jeff Moraes, que tem 10 anos de trajetória musical, vai apresentar as músicas autorais, bregas marcantes e composições de artistas paraenses, como Nilson Chaves. É a segunda vez que o artista belenense se apresenta em Altamira. "Estou entusiasmado!"

Confira a programação no site: fecant.com.br
Instagram: @fecant2019
Facebook: @FecantAltamira
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?