23/08/2019 às 00h19min - Atualizada em 23/08/2019 às 00h19min

​Paraenses já se preparam para a maior festa religiosa do mundo

Formação dos Dirigentes de Peregrinação e capacitação dos Guardas de Nazaré estão a todo vapor

Portal Belém
Uma das festas religiosas mais importantes do mundo, o Círio de Nazaré se aproxima e mobiliza paraenses (Crédito: Guarda de Nazaré).
Faltam ainda dois meses, mas a festa do Círio de Nazaré já começa a aparecer, em pequenos detalhes, por toda a capital do Pará. Durante todo o ano, mas, especialmente, nos meses que antecedem a festa, diversos eventos de preparação são realizados.

Um deles é a formação dos “Dirigentes de Peregrinação”, ato de evangelização e preparação espiritual para o Círio, que, ano passado, contou com mais de dois mil voluntários. “A formação prepara os dirigentes de peregrinação para conduzir os encontros que acontecem em nossa Arquidiocese, conduzindo espiritualmente os devotos para vivenciarem melhor toda a evangelização que o Círio de Nazaré proporciona”, explica o diretor de evangelização da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan.

A recitação de mil Ave-Marias também é um dos atos que antecedem o Círio. “É uma preparação espiritual para que a Diretoria do Círio, as comunidades e todos aqueles que colaboram conosco nessa missão, que é realização do Círio, possam estar preparados espiritualmente para realizá-lo da melhor forma possível", completa Xerfan.

A capacitação dos Guardas de Nazaré, que trabalham nas diversas procissões que compõem o Círio, é fundamental para a igreja católica. “Eu acredito que o Círio 2019 será abençoado. Eu enxergo como um Círio excelente, formidável e diferente, pelo fato de estarmos trabalhando a espiritualidade dos guardas durante o ano inteiro. Tenho certeza que o acolhimento será o melhor possível”, opina o coordenador-geral da Guarda de Nazaré, Guilherme Azevedo.

Concurso – Há também eventos de cunho educativo, como o Concurso de Redação do Círio, direcionado aos alunos das escolas públicas ou privadas. Cada escola pode inscrever até dois alunos que farão uma redação com o tema "Maria, Mãe da Igreja". O resultado será divulgado no dia 29 de setembro, no  Centro Social  Nazaré. “Já são 25 anos trabalhando, incentivando e contribuindo com a formação espiritual de nossos jovens”, explica a coordenadora do concurso, Lilian Acatauassú.

Para participar, os alunos interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponível no site  www.ciriodenazare.com.br  e encaminhar para o e-mail  [email protected], junto com a cópia do documento de identidade. As fichas também podem ser encaminhadas para a secretaria da Diretoria da Festa, situada na Praça Justo Chermont, Centro Social Nazaré, de 12h às 20h.

Arquibancadas – Agora no final do mês de agosto, terá início a venda de ingressos para as arquibancadas do Círio, instaladas na Avenida Presidente Vargas. A comercialização será realizada apenas pelo site www.lojinhadocirio.com.br. Das arquibancadas, os fiéis podem assistir à Trasladação ou ao Círio propriamente dito. Os ingressos custam de R$ 60 a R$ 110 e não é aceita meia-entrada.

Idosos e pessoas com necessidades especiais terão direito a 600 cortesias para a trasladação e 300 para o dia do Círio. As inscrições para a gratuidade podem ser feitas no mesmo site da venda dos ingressos e serão entregues no dia 10 de setembro, na Diretoria da Festa de Nazaré, no Centro Social de Nazaré.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?