28/11/2022 às 08h30min - Atualizada em 28/11/2022 às 08h30min

Círio de Nossa Senhora das Graças ocorre em Icoaraci

A 70ª edição da festividade foi realizada nesse domingo (27)

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
A 70ª edição da festividade foi realizada nesse domingo (27). (Foto: Ascom / Adic Belém)

                                                                                                                                                                                 
Nascida e criada em Icoaraci, Maria da Conceição do Espírito Santo, 88 anos, acompanha o Círio há mais de 20 anos em frente à Agência Distrital de Icoaraci, principalmente depois de ter ficado cadeirante, após uma enfermidade. 

"Aqui é o melhor local para ver a passagem,  há 20 anos venho para cá por conta das minhas condições", contou a devota. Dona Maria, católica desde nascença, agradece o dom da vida e se emociona ao falar das preces concebidas pela padroeira do distrito. 


Devoção

O  Tema do septuagésimo Círio celebrado em 2022 é "Como Maria quero dizer meu sim", que mostra como cada devoto se entrega à Maria todos os anos, concentrando milhares de pessoas em todas as edições tanto na trasladação, que ocorre na noite anterior, no sábado, quanto no Círio, no domingo pela manhã. 

Por volta das 8h30 da manhã desse domingo (27),  a procissão seguiu junto à berlinda, que saiu da igreja de São Sebastião, na rua Siqueira Mendes,  rumo à igreja matriz, na rua Padre Júlio Maria. Passando, desta forma, pelas principais ruas do Distrito. 


Círio de Icoaraci

Por todo o percurso do Círio, a Prefeitura de Belém por meio da Agência Distrital de Icoaraci (ADIC) realizou uma força-tarefa de diversos serviços, com ação integrada, com serviços de limpeza das vias, retirada de entulhos, sinalização, adequação da iluminação e, principalmente, serviços de recuperação asfáltica.

Todos esses serviços foram executados pelos os órgãos municipais, como  a Secretarias Municipais de Sanemanto (Sesan) e de Urbanismo (Seurb), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), garantindo, desta forma, um bom Círio a todos os frequentadores do evento religioso. 


Homenagem

Em frente ao prédio da Agência Distrital de Icoaraci foi montada uma estrutura de palco, para que os funcionários pudessem prestigiar a procissão e agradecer à  Nossa Senhora Das Graças, por graças alcançadas. A estrutura contou com músicos e a presença do agente distrital,  Gregório Neto. 

"Para nós é uma alegria imensa celebrar o septuagésimo Círio de Nossa Senhora das Graças. Nós dizemos sim à Maria, e é com essa mensagem de esperança que acreditamos que o Círio de Icoaraci possa inspirar a comunhão, o amor e a solidariedade aos icoaracienses", declarou Gregório Neto. 


Motivação

O pedreiro Mauricio Viana Assunção, 59 anos, residente de icoaraci, conta que há 40 anos acompanha todo o percurso do Círio e nos últimos anos o que mais lhe motiva é a neta. 

"Participo há 40 anos da procissão, mas agora o que tem me motivado é minha neta, pois ela participa do grupo do Continhas do Rosário, por isso acompanho tanto o Círio de Nossa Sra. Das Graças quanto o Círio das crianças". 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?