29/11/2022 às 10h07min - Atualizada em 29/11/2022 às 10h07min

Semas promove feira da Agricultura Familiar nesta semana, em Belém

Alimentos agroecológicos e outros itens alimentícios podem ser adquiridos na ação

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Alimentos agroecológicos e outros itens alimentícios podem ser adquiridos na ação. (Foto: Ascom Semas)

                                                                                                                                                                                                     
Por meio das feiras da agricultura familiar, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) fomenta hábitos alimentares saudáveis e a geração de renda dos produtores. Neste mês de novembro, as feirão irão acontecer, em Belém, nesta terça-feira (29), no prédio da Semas, na avenida Magalhães Barata, em frente ao colégio Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré; e, no dia 30, no prédio sede da Semas, na travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas João Paulo II e Perimetral, no bairro do Marco. A comercialização dos produtos inicia sempre a partir das 7h.

As ações da Semas de apoio à venda e ao consumo de alimentos saudáveis cultivados por produtores rurais familiares, terão a participação de produtores dos municípios de São Francisco do Pará, Mãe do Rio, Santa Isabel do Pará, Bragança, do nordeste paraense, e da Região Metropolitana de Belém. As barracas armadas nas feiras vão oferecer frutas, hortaliças, mel, laticínios e pescados vindos desses locais paraenses.

A Coordenadoria de Educação Ambiental lidera a atuação da Semas na valorização da produção familiar rural, que faz parte do Programa de Educação Ambiental da Agricultura Familiar (Peaaf), do governo do Estado do Pará, que fomenta o desenvolvimento rural sustentável.

Edira Vidal, gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental, da Semas, considera a feira incentivadora da divulgação dos produtores familiares rurais. “A venda de alimentos agroecológicos gera renda aos produtores e a divulgação de hábitos alimentares saudáveis aos servidores da Semas e à vizinhança tem trazido ótimos resultados para todos”, informou.

No prédio sede haverá ecoponto para o recebimento de materiais recicláveis. O Instituto Alachaster trabalha em parceria com a Semas no recolhimento dos vasilhames de vidro, plástico, embalagens de papel e demais produtos, que são encaminhados para triagem e futuro reaproveitamento por cooperativas de reciclagem. 

Hélvio Fonseca vai colocar à venda lacticínios – queijo, manteiga, coalhada -, mel e própolis do apiário e ovos da granja, da Fazenda Rosana, município de Mãe do Rio, nordeste do Pará. “A agricultura familiar saiu da mão do atravessador, a gente ganha um pouco mais e o consumidor gasta menos”, contabilizou.


Serviço

Assunto: Feira da agricultura familiar
Horário: 7h
Dia 29/11:  Av. Magalhães Barata – em frente Colégio Gentil Bittencourt (Casa Vicente de Paula)
Dia 30/11: Trav. Lomas Valentinas, entre av. João Paulo II e Perimetral. (Prédio Semas sede).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?