-
21/11/2019 às 14h27min - Atualizada em 21/11/2019 às 14h27min

Eventos em Tucuruí celebram história do Brasil através da arte

O XX Festival de Ginástica e a IV Jornada em Dança da Uepa acontecem nesta sexta (22) e sábado (23)

belem.com.br
Agência Pará
O tema "História do Brasil através da dança e da ginástica" foi pensado para mostrar a diversidade cultural do povo brasileiro (Foto: Fernando Barroso/ Uepa Campus XIII)

O campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Tucuruí, no sudeste paraense, realiza, nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), o XX Festival de Ginástica e a IV Jornada em Dança da Uepa, com o objetivo de celebrar a história do Brasil por meio de debates e apresentações de dança e ginástica. A programação acontecerá no auditório, quadra e sala de dança do campus em Tucuruí. As mostras competitivas são abertas ao público.
 
O tema "História do Brasil através da dança e da ginástica" foi pensado para mostrar a diversidade cultural do povo brasileiro em sua pluralidade e miscigenação. O XX Festival de Ginástica conta com participação de entidades constituídas (clubes, associações, organizações não governamentais, escolas, academias, autarquias, centros esportivos e culturais) que desenvolvem atividades relacionadas à ginástica.
 
Já a IV Jornada em Dança da Uepa pretende oportunizar a discussão da cultura corporal da dança entre docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior (IES) e comunidade em geral, a partir das interfaces dos eixos saúde, educação e comunidade, para resultados nas ações em que a dança pode estar inserida, bem como a abertura de espaço para divulgação de produções artísticas nesta área. Na maioria das categorias, há premiações remuneradas.
 
O calouro de Educação Física, Fernando Costa Barroso, de 25 anos, faz parte da organização do evento e já percebe o efeito positivo dos conhecimentos adquiridos no curso. Para ele, o aprendizado sobre dança potencializou a pesquisa que desenvolve sobre a utilização desta modalidade em questões ligadas à vulnerabilidade.
 
"Em relação ao evento, a relevância é que representa uma maneira de pôr em prática o que aprendemos na academia, desde detalhes da organização até o acompanhamento das apresentações e participação nos debates. Antes do curso, eu apenas fazia aulas de dança de rua, já tinha uma paixão íntima, mas nada tão sério. Eu de fato vim entender a importância da dança depois de ter conhecido um pouco mais da história, pois antes era apenas um hobby. Hoje acredito que muitas mulheres que sofrem violência doméstica, por exemplo, podem ser beneficiadas pela dança. Minha pesquisa ainda é um projeto, mas pretendo aplicar justamente para auxiliar estas mulheres a exprimirem emoções através da dança contemporânea", declarou.
 
Para a coordenadora do Campus XIII, Claudia Cristina Girard, o evento é um meio para integrar comunidade acadêmica e população em geral. “O evento permite a demonstração da ginástica e da dança para a promoção da saúde, além de ser a culminância da disciplina do curso de Educação Física da Universidade. Além das IES, professores e alunos da educação básica participam das competições. O evento também é aberto para a comunidade assistir às apresentações”, disse.
 
Serviço:
XX Festival de Ginástica e a IV Jornada em dança da Uepa
Data: 22 e 23 de novembro de 2019
Local: Campus XIII da Uepa. Rua 4, nº 20, bairro Santa Mônica, em Tucuruí.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.0%
2.8%
2.7%
2.4%
4.6%
14.2%
1.5%
3.1%
1.0%
57.8%