05/12/2022 às 08h33min - Atualizada em 05/12/2022 às 08h33min

Outeiro celebra o Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

A procissão ocorreu nesse domingo (4), pelas ruas do distrito de Belém

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
A peregrinação ocorre há mais de 70 anos no distrito de Outeiro, em Belém. (Foto: Ag. Belém)

                                                                                                                                                                                                                
A Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional de Outeiro(Arout), foi colaboradora em mais uma edição do Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, da Ilha de Caratateua. A 69ª edição do círio tem como tema "Maria Primeira Missionária do Evangelho" e é uma preparação para os setenta anos, que serão comemorados em 2023.

"Maria Primeira Missionária do Evangelho faz referência ao ano jubilar missionário, que a igreja no Brasil está vivendo, e também nos chama a atenção para a missão, fazendo referência ao evangelho de São Lucas, da visitação à Maria, que, logo após a anunciação do anjo Gabriel, sai para servir a sua prima Isabel. Mas não foi apenas servir, mas, sim, anunciar que o Messias tão esperado pelo povo de Israel já se encontra, e o verbo se faz carne para salvar a todos", explica o padre Paulo Felipe.


Devoção

Amor e dedicação à Nossa Senhora Imaculada Conceição fazem com que, em todo círio, a aposentada Maria dos Santos, a dona Mariazinha, enfeite a frente da Administração Regional de Outeiro (Arout). 

"Nossa senhora já me concedeu muitas graças. Hoje, eu só tenho a agradecer, por isso, todo círio eu venho e enfeito a frente da administração, porque tenho amigos que trabalham aqui", diz a aposentada.

"Eu passei por um problema familiar muito grande, que só Deus e Nossa Senhora poderiam resolver. E, graças a eles, eu fui atendido. Aí fui pagar a promessa lá em Icoaraci, por alguns anos, mas percebi que poderia agradecer em Outeiro mesmo, já que eu moro aqui. No início era só eu. Depois meus amigos vieram, e hoje completamos quinze anos que sempre entregamos água para os promesseiros. Agradeço pelo dom da vida e pelas graças concebidas pela padroeira do distrito", conta o devoto Jorge dos Santos.


Graças alcançadas

A dona de casa Valena Ribeiro, todos os anos, distribui lanche e refrigerante para os romeiros, que acompanham a procissão. É um agradecimento à Nossa Senhora da Imaculada Conceição por uma graça alcançada.

"Minha filha estava doente, e eu não tive dúvidas de que nossa senhora poderia me ajudar. E graças a Deus e a ela minha filha está bem de saúde, por isso todo círio nós distribuímos lanches", contou Valena.

Ter um casamento consolidado há 52 anos é o que faz o casal Raimundo Araújo da Costa e Matilde Santos da Costa acompanhar o Círio da Imaculada Conceição, no distrito de Outeiro, todos os anos.

"Nós vamos fazer 52 anos de casados no dia 30 de dezembro, e, graças à Nossa Senhora, estamos aqui, firmes e fortes, juntos com nosso filho caçula, pois nossa filha mais velha, nossa querida Cecília, papai do céu já levou. E já foram muitas graças recebidas, que dá até pra encher um caderno. Só tenho que agradecer a Deus e à Nossa Senhora", conta o casal de idosos.


Procissão

Por volta das 8h30 da manhã deste domingo, 04,  a procissão seguiu junto à berlinda, que saiu da Paróquia São José Esposo de Maria, na rua Flamengo, no bairro da Água Boa, rumo à igreja matriz, na rua Manoel Barata. Passando, desta forma, pelas principais ruas de Outeiro. 

Segurança 

A Guarda Municipal de Belém (GMB) e o 26° Batalhão de Polícia Militar do Pará garantiram a segurança dos romeiros e de todos que participaram da celebração. Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) garantiu a tranquilidade no trânsito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?