05/12/2022 às 11h41min - Atualizada em 05/12/2022 às 11h41min

Conheça a seleção da Coreia do Sul, adversária do Brasil nas oitavas

O principal jogador da atual seleção serviu ao Exército sul-coreano em 2020

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
A Coreia do Sul teve apenas uma derrota, sofrendo quatro gols, na primeira fase da Copa do Mundo 2022. (Foto: Reuters)

                                                                                                                                                                      
A seleção da Coreia do Sul enfrenta o Brasil, hoje (5), pelas oitavas de finais da Copa do Mundo 2022. Mas, quais são as informações desta seleção? É só correria? Tem algum título importante? Será que a Coreia do Sul sabe apenas fazer tecnologia e doramas? O portal Belem.com.br tentará responder algumas dessas dúvidas.

A equipe nacional da Coreia do Sul filiou-se à Fifa em 1945. A seleção estreou, oficialmente, durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1948, sediados em Londres, no Reino Unido. A partida foi contra o México, e a equipe ainda era somente Seleção da Coreia, uma vez que a divisão entre Coreia do Sul e Norte ainda não era realidade.

Já como Coreia do Sul, a seleção participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo na edição de 1954, na Suiça, durante a qual teve uma participação marcada por sofrer goleadas, como 7 a 0 para a Turquia, 9 a 0 para a Hungria. Após esta primeira edição decepcionante, a equipe sul-coreana só voltaria ao Mundial em 1986, no México, sendo eliminada na primeira fase. A Coreia do Sul disputaria todos os próximos Mundiais, sempre sendo eliminada na primeira fase.


Copa do Mundo em casa

A Coreia do Sul, ao lado do Japão, foram os países-sede da Copa do Mundo de 2002. Embalada pela sua apaixonada torcida - e favorecida por erros da arbitragem -, a seleção sul-coreana chegou, de forma supreendente, às semifinais, quando foi eliminada pela seleção da Alemanha. Na disputa pelo terceiro lugar, a Coreia do Sul perdeu para a Turquia, ficando na quarta posição. Este, até hoje, é o melhor resultado do país em Copas do Mundo.

Em 2002, a Coreia do Sul fez história e terminou a Copa do Mundo em 4º lugar.(Foto: Koreia Times)

Em 2002, a Coreia do Sul fez história e terminou a Copa do Mundo em 4º lugar.(Foto: Koreia Times)



Copas da Ásia


Nesta competição, a Coreia do Sul participa desde 1956, na edição sediada em Hong Kong, na qual foi campeã. Na edição seguinte, sediada na própria Coreia do Sul, a equipe conseguiu, novamente, o título - o último na competição. Os sul-coreanos ficaram de fora de apenas três edições do torneio. Na última edição, em 2015, sediada na Austrália, ficou em segundo lugar.

Principais jogadores

Os jogadores mais importantes da Coreia do Sul, sem dúvidas, são Park Jin-Sung, que vestiu a camisa do selecionado entre 2000 e 2011, com 100 jogos e 13 gols marcados. Sung começou a carreira no Kyoto Sanga, do Japão, e teve passagens por PSV Eindhover, da Holanda, Queens Park Rangers, da Inglaterra, e, principalmente, Manchester United, entre 2005 e 2012, sendo considerado um dos grandes atletas dos Red Devils.

Outro jogador que marca história na Coreia do Sul é o atacante Son Heung-Min, do Tottenham, também da Inglaterra. Son é conhecido por ser bastante rápido, técnico e letal. Foi, na última edição da Premier League, primeira divisão da Inglaterra, o principal goleador, com 23 gols marcados. O atleta é reconhecido, também, pelo seu carisma, sendo bastante acessível e educado. Na atual Copa do Mundo, Son é o principal jogador da seleção da Coreia do Sul. 

Son tem uma curiosidade. Na Coreia do Sul o serviço militar é obrigatório a todos os homens aptos para a função, até os 28 anos. O serviço dura entre 18 a 21 meses. No caso de Heung-Min, graças a uma medalha de ouro conquistada nos Jogos Asiáticos em 2018, pela seleção da Coreia do Sul, e serviu apenas por três semanas.

Son ganhou prêmio de melhor performance do grupo de 158 cadetes, em Jeju, região Sul do país. (Foto Getty Images)

Son ganhou prêmio de melhor performance do grupo de 158 cadetes, em Jeju, região Sul do país. (Foto Getty Images)



Copa do Mundo 2022

A Coreia do Sul ficou no grupo F, o último do Mundial, junto com Portugal, Uruguai e Gana. Na estreia, contra o Uruguai, empate em 0 a 0. Na segunda partida, derrota para Gana por 3 a 2. No último jogo, contra Portugal, vitória por 2 a 1, de virada. A seleção sul-coreana se classificou no saldo de gols, já que o Uruguai somou os mesmos quatro pontos, mas teve um gol a menos que os asiáticos.

Classificada em segundo lugar, a Coreia do Sul enfrentará o Brasil, primeiro do grupo G. Para o jogo, o técnico da Coreia do Sul, o português Paulo Bento, terá time completo. Inclusive, Son Heung-Min estará no jogo, mesmo ainda se recuperando de uma fratura da face - por isso, usará uma máscara. 

Provável time da Coreia do Sul para o jogo contra o Brasil: Seung-Gyu Kim, Moon-Hwan Kim, Min-Jae Kim, Young-Gwon Kim e Jin-Su Kim; In-Beom Hwang e Woo-Young Jung; Hee-Chan Hwang, Kang-In Lee e Heung-Min Son; Gue-Sung Cho.


Serviço

Brasil e Coreia do Sul jogam nesta segunda-feira (5), a partir das 16h (horário de Brasília), no estádio 974.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?