06/12/2022 às 10h35min - Atualizada em 06/12/2022 às 10h35min

Conheça a seleção da Croácia, próxima adversária do Brasil na Copa

O "Time Xadrez" fez cinco gols e sofreu apenas dois neste Mundial

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
A equipe faz campanha consistente no Mundial 2022. (Foto: Reuters)

                                                                                                                                                             
O portal
Belem.com.br mostra um pouco da história da seleção da Croácia, a equipe do "uniforme xadrez". E para falar da Croácia é inevitável não entrar mna questão geográfica. O território croata fazia parte, até 1990, da antiga Iugoslávia, na qual faziam parte, também, os territórios da Sérvia, Montenegro, Bósnia e Hezergovina, Macedônia do Norte e Kosovo. Todos esses territórios representavam a seleção da Iugoslávia. Por conta disso, a Croácia, de forma independente, começou a jogar a partir de 1991. 

Em Copas do Mundo, o time croata começou a jogar a partir da edição de 1998, na França - e começou com tudo. Já na primeira edição ficou em terceiro lugar, com a geração do atacante Davor Suker, que terminou como artilheiro da Copa de 98, com seis gols marcados. Nesta campanha, a Croácia desbancou seleções como Alemanha, Holanda e Romênia. 

Em 2002, na edição da Coreia do Sul e do Japão, a seleção croata não tão bem, sendo eliminada ainda na fase de grupos. Venceu apenas a Itália, por 2 a 1, e perdeu para México e Equador. 

Na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, o "Time Xadrez" conseguiu ser pior e não conseguiu nenhuma vitória na fase de grupos, sendo eliminada ainda na primeira fase. Os croatas estrearam contra o Brasil, perdendo por 1 a 0, com gol marcado pelo meio-campista Kaká. O time croata ainda enfrentou a Austrália, empatando em 2 a 2, e novamente ficando no empate contra o Japão, por 0 a 0. Após esta participação, o time voltou ao Mundial apenas na edição no Brasil.

Em 2014, a seleção croata caiu no grupo A, com Brasil, Camarões e México. Na estreia, contra a equipe brasileira, até fez o primeiro gol, marcado pelo lateral-esquerdo brasileiro Marcelo, contra. Depois, a seleção brasileira conseguiu a virada com dois gols do atacante Neymar Jr, e mais um gol marcado pelo meio-campista Oscar. Depois da partida contra o time brasileiro, jogou contra Camarões e goleou por 4 a 0. Na última partida, valendo a segunda vaga do grupo, perdeu por 3 a 1 para o México, sendo eliminada, mais uma vez, na fase de grupos.

Na edição de 2018, na Rússia, a Croácia surpreendeu a todos e conseguiu chegar à final, sendo vencida pela França, por 4 a 2. Na campanha, o time croata ficou no grupo D, junto com Argentina, Nigéria e Islândia - estreante em Copas. Os croatas venceram todos os jogos da fase de grupos: 2 a 0 contra a Nigéria; 3 a 0 contra a Argentina; e 2 a 1 contra a Islândia - ficando na primeira posição. 

Nas oitavas de finais, enfrentou a Dinamarca, vencendo nos penâltis. Nas quartas de finais, eliminou a equipe anfitriã, a Rússia, vencendo novamente nos penâltis. Nas semifinais, enfrentou a Inglaterra, vencendo de virada, na prorrogação, por 2 a 1, conseguindo a classificação inedita à final. Na finalíssima, perdeu por 4 a 2 para os franceses.


A Croácia fez uma campanha espetacular chegando à final da Copa de 2018. (Foto: Getty Images)

A Croácia fez uma campanha espetacular chegando à final da Copa de 2018. (Foto: Getty Images)



Destaques


Apesar de uma certa renovação na seleção, os croatas ainda depositam as esperanças em jogadores conhecidos, como os zagueiros Dejan Lovren e Domagoj Vida; os meio-campistas Mateo Kovacic, Marcelo Brozovic e Luka Modrid; e do atacante Ivan Perisic. Mas, como já dito, a renovação está sendo feita, e conta com os jovens Dominik Livakovic, goleiro; os zagueiros Josko Gvardiol e Josip Sutalo; os meio-campistas Mario Pasalic e Nikola Vlasic e Luka Susic. No ataque talvez tenham as principais esperanças da renovação ofensiva, Mislav Orsic e Andrej Kramaric.

O

O



Campanha na Copa do Mundo 2022

A Croácia caiu no grupo F, junto com Marrocos, Bélgica e Canadá. Na primeira fase, conquistou uma vitória e dois empates. Fez quatro gols e sofreu apenas um. Nas oitavas de finais, o Time Xadrez enfrentou o Japão, e empatou, no tempo regulamentar, por 1 a 1. Nenhuma das duas equipes fez gol na prorrogação, fazendo com que a decisão fosse para os penâltis. E nas cobranças a experiência croata prevaleceu, vencendo por 3 a 1. 

Desempenho

Apesar de ter passado sem muitos "sustos", a Croácia mostra um futebol bem abaixo daquele visto na Copa da Rússia, em 2018, na qual a equipe foi finalista. Com os "medalhões" mais envelhecidos, o time se tornou burocrático e sem muito dinamismo. No time titular, cinco jogadores estiveram na campanha de 2018, além do zagueiro Domagoj Vida, que nesta edição do Mundial figura no banco de reservas.

A equipe croata tem a experiência como sua principal "arma" para ir longe na Copa do Qatar. A seleção europeia ainda chegará para o jogo contra o Brasil mais desgastada, pois enfrentou prorrogação e disputa de penâltis. Por conta de tudo isso, O Brasil se torna favorito para o jogo desta sexta-feira (9), no estádio Cidade da Educação, pelas quartas de finais da Copa do Mundo 2022.

Retrospecto

Em Copas do Mundo, Brasil e Croácia se enfrentaram duas vezes. A primeira em 2006, na Alemanha, pela estreia das seleções no Mundial. O Brasil venceu por 1 a 0, gol do meio-campista Kaká. A segunda oportunidade foi no Mundial no Brasil, em 2014, também na estreia das equipes naquela Copa. A seleção brasileira venceu, de virada, por 3 a 1 - o gol croata foi marcado pelo lateral esquerdo Marcelo, contra.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?