22/11/2019 às 09h04min - Atualizada em 22/11/2019 às 09h04min

Nesta sexta-feira (22) é Dia do Músico

Sem dúvida, a música é uma das forças mais poderosas da humanidade

belem.com.br
Rosiane Rodrigues e Internet
Para a tradição católica, o dia 22 de novembro também é o Dia de Santa Cecília, considerada como a padroeira dos músicos (Foto: Internet)

A música marca gerações e momentos especiais. Por causa da música, os corpos dançam, as mentes se agitam e a paz chega aos ouvidos. Nesta sexta-feira (22), no Dia do músico, nada mais justo do que homenagear aqueles que são responsáveis por levar as músicas aos nossos corações.
 
Para Marcelo Braga, vocalista da banda Hits, no Dia do Músico, poderia haver debates de conscientização e ações do poder público para alavancar a profissão. “A música é minha vida. Sou professor, mas a música me deu tudo que tenho, inclusive ajudou em minha formação. A música embala sonhos, dita ritmos, tendências”, ressalta o músico, acrescentando que sua vida seria vaga sem música.
 
A data também é celebrada com alegria por músicos do rock progressivo. O músico Daniel Leite, da banda Ultranova, acredita que a data é uma forma de homenagear e fortalecer os músicos que se dedicam a fazer o melhor para satisfazer o público.
 
“A gente escolhe ser músico e a música nos coloca como um instrumento a seu serviço. Quando a gente senta e começa a compor, os arranjos, as melodias, vêm surgindo na cabeça como se a música já existisse em algum lugar, e essa energia nos toma e nos guia pelos caminhos que a composição precisa para ser feita e concluída”, relata o músico.
 
O Pará é marcado pela diversidade de ritmos musicais. O brega é um dos mais populares. Foi esse estilo que despertou a criatividade dos super-heróis que vêm ganhando o coração dos paraenses, os Vingadores do Brega. O Batman, o músico que criou a banda, diz que Deus agraciou os músicos com o dom da música e que ela faz parte da sua vida desde a infância.
 
“O Dia do Músico é uma grande vitória para todos nós, músicos. É muito especial, não só para mim, mas para todos os músicos. É como se fosse um aniversário em comunidade. Um aniversário nosso, uma data bem especial. A gente fica bem feliz com esse dia”, destaca.
 
Dia do Músico – Para a tradição católica, o dia 22 de novembro também é o Dia de Santa Cecília, considerada como a padroeira dos músicos.
 
Segundo reza a lenda, Cecília era filha de uma família abastada no século II e foi prometida, mesmo a contragosto, para um casamento arranjado com um rico cidadão de Roma, chamado Valeriano. Todos felizes, menos ela.
 
Durante o casamento, ela teria cantado a Deus de todo o seu coração. Dizem que, graças a isso, conseguiu conservar seu celibato, mesmo casando com um pagão que não entendia o cristianismo. A canção fora tão forte para si mesma naquele dia, que durante sua vida conjugal, fez seu marido e cunhado se converterem ao cristianismo tempos depois.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?