13/12/2022 às 18h00min - Atualizada em 13/12/2022 às 18h00min

Arraial do Pavulagem faz show gratuito no Centur, neste sábado (20)

A ação faz parte da programação do 15º Cordão do Galo

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom Arraial do Pavulagem
O Cordão do Galo é um projeto sócio-cultural realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem. (Foto: Ascom Arraial do Pavulagem)

                                                                                                                                                                                                          
A banda Arraial do Pavulagem faz um show especial com entrada franca neste sábado (20), às 17h, na Praça do Povo, no Centur, em Belém. O lançamento oficial do Cordão do Galo será uma ocasião para o público cantar, dançar e doar alimentos não-perecíveis a crianças e adolescentes de Cachoeira do Arari, município onde o Cordão do Galo é realizado desde 2008 como ato de mobilização social pelo desenvolvimento da região.  

O 15º Cordão do Galo é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem em parceria com a Irmandade dos Devotos de São Sebastião, com patrocínio da Equatorial Energia através da Lei de Incentivo à Cultura - Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Museu do Marajó e Governo do Pará.  


Projeto

O Cordão do Galo é um projeto sócio-cultural realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem e pela Irmandade dos Devotos de São Sebastião desde 2008 em prol das  crianças e adolescentes de Cachoeira do Arari, município que possui o 3º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. 

A iniciativa promove ações voltadas especialmente para o público infanto-juvenil, que têm a oportunidade de participar da concepção do Cordão do Galo e de atividades voltadas para a formação de brincantes. Por meio da construção de elementos culturais, aprendizado de cantos populares e danças, os jovens dão vida ao folguedo popular e resgatam a história da comunidade. 

O folguedo popular nasceu atrelado à Festividade do Glorioso São Sebastião, patrimônio cultural imaterial do Brasil, acontece sempre no mês de janeiro, uma semana antes do Dia de São Sebastião e, por conta disso, passou a se constituir também como salvaguarda daquele patrimônio. O brinquedo popular, na forma de um galo, homenageia o padre Giovanni Gallo, fundador do Museu do Marajó. Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, diz que a iniciativa é de suma importância em uma região que é carente de projetos desse tipo e ressalta que ações com pegada social e antropológica são parte da natureza do Instituto Arraial do Pavulagem. 

"O Cordão do Galo é um trabalho focado na criança e no adolescente, oportunizando inclusão cultural e social para este público mais vulnerável, buscando prevenção do alcoolismo, da violência e do abuso sexual. A cultura é o que nos move e faz a gente continuar caminhando nessa jornada, servindo de exemplo para outras comunidades e iniciativas do Marajó, de Belém e do Pará inteiro. Manter esse propósito vivo é fundamental para o desenvolvimento da nossa Amazônia, diz Ronaldo.


Serviço

Data: 17/12/2022
Horário: a partir de 17h
Local: Praça do Povo (Centur) 
Ingressos: Entrada Franca


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?