15/12/2022 às 10h00min - Atualizada em 15/12/2022 às 10h00min

Setran troca iluminação das 4 pontes da Alça Viária

Outras 2 pontes nas PAs 252 e 140 também foram contempladas pelo serviço

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Ao todo, serão instaladas 306 novas luminárias tipo led, além de sinalização náutica, novos postes e cabeamento. (Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                                                  
O Governo do Pará, por meio a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), está substituindo toda o sistema de iluminação do complexo de quatro pontes da Alça Viária, na PA-483 e ainda de outras duas pontes situadas nas PAs 252 e 140.

Ao todo serão instaladas 306 novas luminárias tipo led, além de sinalização náutica, novos postes e cabeamento. Segundo o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, o projeto de substituição do sistema de iluminação das pontes da Alça Viária garante maior segurança para quem transita sobre as pontes, que utilizavam sistema de iluminação alimentado por energia solar, no entanto, sofriam com os constantes furtos da placas de alimentação.

"Com os novos postes em maior altura, o novo sistema de iluminação é muito mais eficaz e eficiente, proporcionando maior segurança para quem trafega a noite pela Alça Viária, e também pelas duas pontes, que também terão iluminação restaurada", detalha o secretário da Setran, Adler Silveira.

Na ponte rio Guamá, a primeira da Alça Viária no sentido saída da grande Belém, serão utilizadas 102 luminárias tipo Led, e ainda 6 luminárias para sinalização náutica. A ponte rio Guamá fica localizada no quilômetro 17 da Alça Viária e tem  1.976,80 metros. Haverá a troca de 30 postes  e  de quase 2 mil metros dede cabo.

Segundo o caminhoneiro Gilberto Pires da Rocha, que trafega há mais de 40 anos no trecho da Alça Viária, a estrada está mais segura. "A gente vem à noite, passando de madrugada e era tudo escuro, agora com a luz a gente vê tudo direitinho, evita inclusive assaltos. Além disso,  toda a estrada também da Alça está em excelente condição de trafegabilidade", detalhou o caminhoneiro.

Na ponte Moju Cidade, que fica na entrada da cidade de Moju,  também ocorre a troca de postes, cabeamento  e instalação de 64 luminárias tipo Led, além de luminárias para sinalização náutica. A ponte Moju Cidade tem 868 metros de extensão.

Na ponte União, com 868 metros de extensão sobre o rio Moju, ocorre a instalação de 48 luminárias e de toda a sinalização náutica, houve também troca de cabeamento e de postes.

O caminhoneiro Valdetrudes Mota, disse que está agradecido pelo novo serviço. "Ficou muito melhor para todos os motoristas, mas principalmente para os caminhoneiros que a gente anda com carro pesado, e a iluminação ajuda muito na questão da segurança ", disse.Na ponte Moju Cidade, que fica na entrada da cidade de Moju,  também ocorre a troca de postes, cabeamento  e instalação de 64 luminárias tipo Led, além de luminárias para sinalização náutica. A ponte Moju Cidade tem  868  metros de extensão.

Na ponte União, com 868 metros de extensão sobre o rio Moju, ocorre a instalação de 48 luminárias e de toda a sinalização náutica, houve também troca de cabeamento e de postes.

O caminhoneiro Valdetrudes Mota, disse que está agradecido pelo novo serviço. "Ficou muito melhor para todos os motoristas, mas principalmente para os caminhoneiros que a gente anda com carro pesado, e a iluminação ajuda muito na questão da segurança ", disse.

A terceira ponte da Alça Viária, sobre o rio Acará, contendo 860 metros de extensão ganhou 44 novas luminárias e sinalizadores náuticos, novo cabeamento e novos postes.

No mesmo contrato de prestação de serviços de restauração do sistema de iluminação da Alça contempla a iluminação de duas outras pontes. A ponte sobre o rio Capim, com 580 metros, na PA-252 no município de Aurora do Pará. A ponte receberá 36 novas lâmpadas de led, novo cabeamento e novos postes. 

Também receberá nova iluminação a ponte Clóvis Mácola, em Igarapé-miri, na PA 151, com 560 metros, que terá novos postes e novo cabeamento para receber 36 novas luminárias de led.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?