20/12/2022 às 09h39min - Atualizada em 20/12/2022 às 09h39min

Desfile das escolas de samba de Belém poderá não ocorrer em 2023

As agremiações solicitação maior apoio da Prefeitura de Belém

Redação Belem.com.br
Com informações da Ascom do Rancho Não Posso me Amofiná
Os desfiles das escolas de samba de Belém estão sob risco de não ocorrerem. (Foto: Fernando Sette / Arquivo Ag. Belém)

                                                                                                                                                                                                     
A menos de dois meses do início do carnaval de Belém, ainda não há definições com relação à subvenção paga pela Prefeitura de Belém às escolas de samba da capital. Diante disso, seis agremiações carnavalescas que integram o Grupo Especial do Carnaval de Belém - Rancho Não Posso Me Amofiná, Império de Samba Quem São Eles, Escola de Samba da Matinha, Associação Carnavalesca Xodó da Nega, Os Colibris e Acadêmicos de Samba da Pedreira, protocolaram nessa segunda-feira (19), documento na Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), informando que não terão condições de se apresentarem no concurso promovido pela entidade.

Os desfiles do primeiro, segundo e terceiro grupo estão previstos para ocorrer na Aldeia Amazônica “Davi Miguel”, localizada no bairro da Pedreira, entre os dias 10 a 17 de fevereiro de 2023. Entre os motivos, segundo os presidentes das escolas de samba, estão: o pouco tempo para se construir um carnaval de qualidade, o valor da subvenção repassado pela Prefeitura de Belém às agremiações carnavalescas e o alto custo do material utilizado pelos carnavalescos.

Os representantes das seis agremiações, que assinam o documento, pedem respeito às instituições do Samba, que reúnem milhares de pessoas, entre artistas, representantes das comunidades e profissionais de diversas categorias, que durante todo o ano trabalham nos barracões e quadras para realizarem uma grande festa.

O portal
Belem.com.br entrou em contato com a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que informou, por meio de nota, a seguinte situação: "A Fundação Cultural de Belém informa que o Edital do Carnaval 2023 está aberto e que a Fumbel aguarda as inscrições das escolas dos primeiro, segundo e terceiro grupos até o dia 30 de dezembro".

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?