20/12/2022 às 13h23min - Atualizada em 20/12/2022 às 13h23min

IPVA 2023 terá descontos de até 15% para motoristas sem multas de trânsito

Medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE)

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Os prazos e as formas de pagamento do IPVA serão regulamentados em ato da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). (Foto: Ag.Pará)


O Governo do Estado publicou na última segunda-feira (19), em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), decreto de número 2.827/12, a concessão de descontos de até 15% no recolhimento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para fatos geradores ocorridos em 1º de janeiro de 2023. O benefício será concedido a motoristas que não têm multas de trânsito.

O contribuinte terá desconto de 15%, calculado sobre o valor do IPVA quando o recolhimento for feito integralmente, até a data limite para o pagamento da primeira parcela da antecipação, se não tiver multas de trânsito nos últimos dois anos; desconto de 10% se o contribuinte quitar integralmente até a data limite para o pagamento da primeira parcela da antecipação e não tiver multas de trânsito no ano anterior e nas demais situações desconto de 5%, se pago integralmente até a data limite para o pagamento da primeira parcela da antecipação do imposto. 

Há três formas de pagar o IPVA: de forma integral antecipada, quando haverá incidência do desconto para motoristas que não têm multas de trânsito; parcelado em até três vezes, e neste caso não haverá desconto do IPVA; ou no ato do licenciamento junto ao Departamento de Trânsito (Detran), sem descontos.   

Os prazos e as formas de pagamento serão regulamentados em ato da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?