27/12/2022 às 12h00min - Atualizada em 27/12/2022 às 12h00min

Confira prevenções de acidentes durante as festas de fim de ano

As comemorações de fim de ano são propícias para acidentes

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
O Réveillon vem aí e o risco de acidentes é claro. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                                              
Com a proximidade do réveillon, período em que muitas pessoas se reúnem para confraternizar, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, unidade que integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, alerta para o alto número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito e chama a atenção para a necessidade da prevenção.

“O ideal é prevenir para que o acidente não aconteça e que todos consigam se divertir sem nenhum tipo de problema”, comenta a médica do Hospital Metropolitano, Camila Moretti.

Segundo a especialista, entre os principais fatores que levam a esses imprevistos, está o consumo de bebidas alcóolicas. “Unir bebida alcóolica à direção aumenta os riscos de acidentes graves e, consequentemente, internações que podem durar um longo período”, afirma.

Isso ocorre porque, após o consumo, há a redução da capacidade de reação do motorista. “As bebidas alcoólicas têm potencial de diminuir os reflexos do condutor, fazendo com que aumente a chance de acidentes que colocam a vida dele e de outras pessoas em extremo risco”, completa a médica.


Atendimentos

Somente no ano passado, o Hospital Metropolitano, que é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), realizou 4.397 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 2.664, o que representa mais de 60%, estavam na faixa etária entre 15 e 39 anos.

De janeiro a novembro de 2022, 4.277 atendimentos foram registrados, sendo mais de 59% entre jovens do sexo masculino.

“Um único veículo tem potencial para atingir até cinco pessoas, sem mencionar os ocupantes de outros carros e os pedestres. Após o acidente, essas vítimas podem precisar de intubação, cirurgias e um período longo de internação, ficando impossibilitadas de trabalhar, estudar e levar uma vida normal”, pontua Camila.

Confira dicas para prevenir acidentes no trânsito:

- Se beber, não dirija;
- Em motos, tanto o piloto quanto o passageiro devem usar capacete;
- Respeite a capacidade de passageiros do veículo;
- Jamais use o celular enquanto dirige ou pilota;
- Todos os passageiros devem usar o cinto de segurança;
- Antes de viajar, verifique a situação da manutenção do veículo;
- Respeite a sinalização, velocidade permitida na via e evite ultrapassagens;
- Se estiver chovendo, reduza a velocidade;

Em caso de acidente, acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no 192.


Estrutura

Referência no tratamento de média e alta complexidade, o Hospital Metropolitano dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica - exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).

Anualmente, mais de 500 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais, são realizados na unidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?