28/12/2022 às 09h25min - Atualizada em 28/12/2022 às 09h25min

Novo trecho da orla de Tucuruí é entregue nessa terça-feira (27)

O obra completa segue com 70% de conclusão

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
O governador do Estado, Helder Barbalho, realizou a entrega do trecha da orla. (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará)

                                                                                                                                                            
“Muito feliz em poder estar na cidade de Tucuruí neste momento, em que a parceria do governo do Estado com a Prefeitura permite com que a cidade possa ganhar este equipamento. Esta é a primeira etapa da orla do município, um novo ponto de encontro, de lazer, para que as famílias de Tucuruí possam desfrutar da beleza do Rio Tocantins, do quão lindo é este novo cartão postal para a cidade. E isto eu festejo, porque traz oportunidades de lazer e ambientes de visitação, mas também impulsiona a oportunidade de emprego e renda, e o estímulo ao turismo", ressaltou o governador Helder Barbalho, ao entregar nesta terça-feira (27) trecho com quase 460 metros da orla de Tucuruí, na região Sudeste. As obras no trecho 1 e 3 da orla prosseguem, com 70% dos serviços concluídos.

À margem do Rio Tocantins, o equipamento público é uma das principais atrações turísticas da sede municipal, e uma área atrativa para atividades de lazer, turismo e cultura, disse Raimundo Mourão, que mora na cidade há quase 50 anos. “Fiquei empolgado. Pela primeira vez depois dessa grande reforma, com material de primeira categoria, realmente essa parte baixa da cidade tem sido muito bem beneficiada. Primeiro a pracinha dos passarinhos, que estava abandonada, foi recuperada e ficou bonita, bem equipada, com material para educação física, e também o postinho de saúde, muito bem organizado. Aqui dispensa comentário. A praça ficou linda, o cais lindo mesmo, onde o pessoal se sente à vontade. Parabéns pela construção desse serviço. Com esse espaço aqui eu vou intensificar as minhas caminhadas”, contou Raimundo.


Emprego e turismo

Às margens de um dos mais importantes rios de potencial hidrelétrico do Brasil, a obra possibilitou a oferta de 112 empregos diretos na região, e garantiu, neste segundo trecho, a execução dos serviços de reconstrução e urbanização, fazendo com que o espaço proporcione qualidade de vida para os moradores e conforto e beleza aos turistas que visitam a Região do Lago de Tucuruí, e também aos que ajudaram a concretizar o projeto.

A obra foi viabilizada por um convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). O titular da Sedop, Ruy Cabral, destacou a importância desse investimento no município. “É muito importante a parceria que o governo do Estado tem feito com as prefeituras. Parcerias que viabilizam investimentos em saúde, cultura e mobilidade urbana, potencializando o turismo no Estado. Hoje estamos muito felizes de poder devolver à população de Tucuruí um espaço tão bonito, tão importante, que proporciona qualidade de vida através de práticas esportivas e urbanização, além de uma bela contemplação do Rio Tocantins”, frisou o secretário.


Janela para o rio

A obra foi dividida em três fases, para abranger mais de 1,3 km de extensão da orla. Nesta terça-feira foi entregue o trecho com quase 460 metros, totalmente reconstruído. O espaço deixou a professora Railse Freitas feliz por ter um local adequado para caminhadas, lazer para crianças e passeios, mas especialmente uma janela para o Rio Tocantins.

“Eu achei que foi uma obra relevante. Há algum tempo nosso cais estava abandonado, e agora nosso governador Helder Barbalho nos apresentou essa obra. E o que a gente espera é que tenha uma vigilância, porque é um local aprazível para crianças e idosos, para caminhadas matinais e à noite. Esperamos que a comunidade aproveite e também zele por esse patrimônio, que não é da cidade, não é do governador, mas nosso, moradores de Tucuruí”, afirmou a moradora.

A nova orla de Tucuruí foi projetada com paisagismo, pavimentação asfáltica, sistema de drenagem, iluminação, mirantes, farol, áreas de lazer com quiosques, calçadão, sinalização e estacionamento com pontos de acessibilidade.


Parceria

O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, frisou que a união entre Governo e Prefeitura é benéfica para a população. “Com certeza, hoje é um dia muito importante para a cidade de Tucuruí. Essa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado era o anseio de muitas décadas. Não havia essa sinergia. Com certeza, a população de Tucuruí é quem ganha com isso”, disse o gestor.

A Região de Integração Lago de Tucuruí – que congrega sete municípios - também recebe investimentos na área de infraestrutura, esporte e lazer, e saúde, com a construção do Novo Hospital Regional de Tucuruí, e reconstrução, ampliação e urbanização da Feira. As obras vão proporcionar segurança viária, assistência à saúde e mais qualidade de vida.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?